Instituição de Ouro Branco é referência em atendimento a dependentes químicos

Desde a fundação, a Bom Pastor já tratou 2.030 pessoas, sendo 1.045 na modalidade internação
A Comunidade Terapêutica Bom Pastor completa cinco anos de parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e agora celebra o reconhecimento pelo setor privado. Os bons resultados acabam de assegurar à instituição R$ 100 mil ofertados por meio de seleção de projetos pela siderúrgica Gerdau-Açominas.
O dinheiro será investido na expansão, reforma de alguns espaços e também na construção de uma nova sala para a oficina de arte. A comunidade é uma das 30 conveniadas com a secretaria, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), o que lhe garante apoio financeiro do Governo de Minas Gerais.
Na divisa entre os municípios de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, a pequena fazenda tornou-se cenário para pessoas em busca de mudança. Instalada há quase 16 anos no local, a comunidade oferece aos residentes tratamento para a dependência química, por meio de internação gratuita que dura cerca de seis meses.
Um dos residentes, que está na comunidade há três meses, confirma o poder de mudança estimulado pelo tratamento. “Eu cheguei muito fechado, ficava sozinho pelos cantos, até que teve uma reunião sobre sentimentos, quando eu comecei a falar, eu chorei e me assustei com isso, porque antes eu não chorava por motivo nenhum, mas quando eu falei da minha mãe eu não consegui segurar. Ai eu comecei a descobrir como eu posso me abrir e mudar minha vida”.
Desde a fundação, a Bom Pastor já tratou 2.030 pessoas, sendo 1.045 na modalidade internação. A comunidade tem capacidade para abrigar simultaneamente 30 internos. Trabalho, lazer, exercícios físicos, assistência psicológica e espiritual são a base do tratamento.
De acordo com a terapeuta ocupacional da comunidade, Rúbia Vieira, o principal foco do programa implantado por eles é a mudança de comportamento. “Esperamos que o residente entenda que pra ele ter uma vida diferente, ele vai precisar mudar alguns hábitos, tirar os que são prejudiciais para que ele consiga adquirir novas atitudes e habilidades sociais”.
Produção caseira
A qualidade da comida é uma das principais preocupações da instituição. Boa parte dos alimentos são produzidos na própria fazenda, como a carne, ovos, frutas, verduras, legumes e até os pães. Uma nutricionista visita a instituição três vezes por semana para dar orientações sobre o preparo e o cardápio.
A laborterapia é outro eixo importante. Por meio do trabalho, busca-se a mudança de valores dos internos. Diariamente, das 9h as 11h45, os residentes ficam encarregados de cuidar das instalações da fazenda. O serviço é dividido em escalas semanais, e os internos se revezam como responsáveis por cada um dos setores.
As atividades se dividem entre horta, pomar, padaria, cozinha, lavanderia (somente coisas de uso geral), jardim, almoxarifado, pocilga, galinheiro e também limpeza da casa, galpão, academia, salas de atendimento e reunião. Além de trabalharem na instituição, os residentes também podem frequentar uma academia com aparelhos de musculação, usufruir do campo de futebol, fazer artesanatos na Oficina de Arte e ainda por cima recebem aula de Canto e Coral.
Origem
O projeto de instalação da comunidade na região surgiu em 1996 e partiu de um pároco da cidade de Ouro Branco. Ele criou um grupo para buscar soluções para o alcoolismo que aumentava na região. A inauguração da comunidade só ocorreu em 1999, graças à então estatal Açominas, que cedeu o terreno e financiou a construção das primeiras instalações.
Atualmente, 20 funcionários são contratados pela comunidade e tem o apoio de mais 20 voluntários da Paróquia Sagrada Família de Ouro Branco, que vão diariamente à unidade para promover momentos de espiritualidade.
A entidade se mantém financeiramente graças aos três convênios firmados com instituições públicas, duas estaduais e uma federal, e algumas parcerias com prefeituras da região. O convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) foi firmado somente há cinco anos por meio da Subsecretaria de Politicas Sobre Drogas (Supod).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços