Exportações de Minas Gerais crescem 7% em junho

China se mantém como principal destino das vendas externas do estado, com 25,1% do total exportado
Divulgação/Sede
O minério de ferro foi o principal produto na composição da pauta exportadora do mês
O minério de ferro foi o principal produto na composição da pauta exportadora do mês
O aumento de 7% das exportações de Minas Gerais em junho colaborou para o avanço do saldo comercial do estado, que terminou o mês positivo em US$ 1,04 bilhão. Os dados das vendas internacionais mineiras foram divulgados nesta segunda-feira (6/7) pela Exportaminas, unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). As exportações totalizaram US$ 1,89 bilhão e as importações, US$ 851,81 milhões. Minas Gerais foi responsável por 9,6% das exportações brasileiras e por 5,6% das importações no mês.

A China se mantém como o principal destino das vendas mineiras, representando 25,1% do total exportado. Em seguida estão os Estados Unidos, com participação de 8,3%; Argentina, com 7,9%; Holanda e Reino Unido com 5%. Em junho, os Estados Unidos foram o principal fornecedor de Minas Gerais, ocupando 17,7% da pauta importadora, seguida pela China, com 14,3%, Argentina, com 12%, Itália, com 6,7% e Alemanha com 6,3% do total importado.

Os principais produtos que compõem a pauta exportadora do mês são minério de ferro (26,2%), ferro-ligas e ferro fundido (14,7%), café (12,8%) soja (8,6%), ouro e pedras preciosas (5,7%).

Mercosul

Apesar do resultado positivo de junho, as exportações para o Mercosul apresentaram retração de 22% nos primeiros cinco meses de 2015 em relação a igual período de 2014. A variação negativa com países-membros foi de 22,6% para Argentina, 8,7%, para Paraguai, 8,3%, para Uruguai e 27,3% para Venezuela.

Alguns produtos da pauta mineira, contudo, mantiveram forte crescimento para os países do bloco no período. No caso das exportações para a Argentina, os segmentos que apresentaram maior dinamismo foram produtos químicos (178,9%), produtos têxteis (186,2%), calçados (47,5%) e produtos cerâmicos (21,2%).

Para o Paraguai, a variação positiva das vendas mineiras foram para os setores de móveis (385,5%), laticínios (328%), confecções (172,9%), brinquedos-jogos-artigos esportivos (127,5%) e máquinas e equipamentos mecânicos (116,9%).

O Uruguai avançou as compras no estado para os itens couros e peles (670,1%), café (469,6%), calçados (118,4%) e produtos metalúrgicos (110,6%). A Venezuela também apresentou destaque positivo para alguns setores: veículos e material de transporte (407,4%), produtos químicos (344,1%), produtos têxteis (125,4%) e milho (116,8%).

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, mesmo com menor dinamismo do comércio entre Minas Gerais e os países do Mercosul, os setores exportadores mineiros têm encontrado oportunidades de ampliação das receitas de exportação nos países do bloco.


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