Primeiro vestibular de Medicina da Uemg já tem data: janeiro de 2016

 

 

A graduação será oferecida pela Universidade Estadual de Minas Gerais em Passos, com 40 vagas por turno
Foi publicada nesta segunda-feira (6/7), no Diário Oficial do Estado (“Minas Gerais”), a resolução que aprova a criação do curso de medicina a ser oferecido pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). As aulas serão ministradas na Unidade de Passos, conforme anunciou na sexta-feira (3/7) o governador Fernando Pimentel, durante a instalação do Fórum Regional de Governo – Território Sudoeste. O primeiro vestibular será em janeiro de 2016.
Técnicos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) concluíram recentemente estudo de viabilidade dessa medida e, pela segunda vez, o município recebeu avaliação positiva para sediar cursos de medicina.
“É um curso que, na esfera particular, custa mais de R$ 7 mil por mês ao aluno. Esse vai ser totalmente gratuito em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Passos. Foi uma junção de forças do bem para realizar este antigo sonho de toda a região”, afirma o reitor da universidade, Dijon Moraes Júnior.
Serão 40 vagas por turno de aula. A Universidade e o Governo trabalham para que sejam abertas duas turmas ainda no primeiro processo de seleção. A Sectes estima custo de R$ 1,5 milhão por ano com o curso.
Conquista histórica
A Comissão Nacional de Saúde autorizou abertura da graduação em outubro do ano passado. Com oito meses de trabalho, o Governo negociou convênios para alcançar critérios mínimos de funcionamento do curso, tais como a disponibilidade de cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno e unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino. O curso de medicina da Uemg será o primeiro a funcionar na área de cobertura da Superintendência Regional de Saúde de Passos, responsável por atender a 24 municípios, com a população total de 393,1 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade