Brasileiros estão entre os que mais usam smartphone para viajar



País fica atrás apenas da China e da Tailândia em índice de turistas que usam o aparelho para organizar o passeio
Gustavo Henrique Braga*
Pesquisa do site TripAdvisor mostra que o smartphone é uma ferramenta cada vez mais usada pelos viajantes. De acordo com o estudo, 59% dos brasileiros são classificados como “viajantes conectados” – termo que define pessoas que usam o aparelho para planejar ou reservar a viagem. O Brasil fica atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com turistas e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.
O levantamento identificou que 45% dos viajantes conectados costumam usar o smartphone para reservar atrações, 72%, para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis. O estudo também mostra que os empresários brasileiros precisam investir mais nesse tipo de cliente, já que 61% dos público que pretende visitar o Brasil nos próximos 12 meses pertence à categoria viajantes conectados.
O TripAdvisor sugere que, para atender a este público, o hotel deve oferecer adaptadores, conversores e uma variedade de carregadores. Além disso, o investimento no desenvolvimento de aplicativos é fundamental, pois 45% dos Viajantes Conectados gostariam de usar aplicativos para fazer reservas enquanto estão viajando e 34% gostariam de fazer o check-in via dispositivo móvel. O problema é que apenas 16% dos hoteleiros no mundo oferecem essa ferramenta. Conforme a pesquisa, menos da metade (41%) dos hotéis brasileiros tem um site responsivo para smartphones.
As conclusões do TripAdvisor reforçam números de pesquisas do Ministério do Turismo relacionadas à importância crescente da internet para o setor. Segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, quatro (37%) em cada dez turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil usam a internet como principal fonte de informações sobre sua viagem.
Dos 204 milhões de brasileiros, 110 milhões têm acesso à internet e 96 milhões participam de redes sociais, segundo informações da consultoria internacional independente We Are Social. No mundo são 7,2 bilhões de pessoas, das quais 3 bilhões têm acesso à internet e 2 bilhões participam de redes sociais. Outro dado relevante: só em 2014, mais de 15 milhões de brasileiros compraram passagens pela internet, de acordo com o SPC Brasil. Esses números demonstram a vital importância das plataformas digitais para divulgação de destinos.
*Com informações do TripAdvisor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade