terça-feira, 7 de julho de 2015

Governo de Minas instala em Ipatinga o Fórum Regional do Território Vale do Aço

Este é o quinto fórum de participação popular a iniciar as atividades. Lançamento será nesta quarta-feira (8/7) a partir das 9 horas
O Governo do Estado de Minas Gerais instala nesta quarta-feira (8/7) o Fórum Regional de Governo – Território Vale do Aço. A cerimônia de lançamento acontece no Centro Cultural Usiminas e contará com a presença do governador Fernando Pimentel.
Esta é a quinta instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios em que o estado foi dividido. Já foram instalados os Fóruns do Território Norte (Montes Claros), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí) e Território Sudoeste (Passos).
O Território Vale do Aço reúne 33 municípios, com uma população total de aproximadamente 780 mil habitantes.  Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga são as maiores cidades da região. A siderurgia é base da economia regional.
O que são os Fóruns
Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos. O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil. Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.
Abaixo, segue a lista dos municípios que compõem o Território Vale do Aço:
Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Piedade de Caratinga, Pingo-D’Água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Santana do Paraíso, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Tarumirim, Timóteo, Ubaporanga e Vargem Alegre.
Serviço
Instalação do Fórum Regional de Governo do Território Vale do Aço
- Local: Centro Cultura Usiminas, na Avenida Pedro Linhares Gomes, 3.900, anexo ao Shopping Vale do Aço
- Horário: 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário