Mais quatro trens chineses desembarcam no Rio de Janeiro


Novas composições passarão por testes antes de entrarem em operação na SuperVia

Mais um lote de quatro trens chineses desembarcou nesta segunda-feira, dia 6/07, no Porto do Rio de Janeiro. As composições, com quatro vagões cada, têm capacidade para transportar 1.200 passageiros e vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário. Os novos trens passarão por testes de instrumentação elétrica, pesagem, aceleração, entre outros, antes que integrarem a frota da SuperVia.
Todos são equipados com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

Desde 2012, a concessionária colocou em operação 71 dos 100 novos trens comprados pelo Governo Estado e hoje já é possível ofertar cerca de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado. Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.

Modernização da frota

A aquisição dos trens chineses faz parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação os primeiros 30 veículos fabricados na China. Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 deles e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez, totalizando 100 composições.

Além disso, está em andamento uma licitação internacional para a compra de mais 12 trens. A concorrência pública segue as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento.

Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu novos dez trens, que contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante a viagem e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade