FMC recebe duas homenagens no Prêmio Andef 2015 
 
 
 
O Prêmio Andef, promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), comemorou sua 18ª Edição e foi marcado pelo lançamento do Projeto “Todos Somos Defesa Vegetal”, iniciativa de âmbito nacional que visa unir todos os segmentos, pessoas e instituições ligadas ao setor produtivo em prol do objetivo comum de valorizar, defender e difundir os conceitos de boas práticas na agricultura.
Entre os premiados da noite, a FMC Agricultural Solutions foi indicada com o Projeto Família Calda, inédito no país, que recebeu destaque na categoria indústria, Maria Fernanda de Deus (foto), coordenadora de regulamentação, que representou a FMC nesta categoria e Maurício Lofrano, Representante Técnico Comercial da FMC, que foi indicado ao prêmio Defesa Vegetal na categoria Profissional, com o Projeto Jovem Florestal, trabalho realizado junto à APAE/Taiaçu (SP).
Destaque na categoria indústria: Projeto TecnoCalda
A Categoria Indústria reconhece o trabalho conjunto de todo setor no estímulo à adoção das inovações tecnológicas e seu uso consciente na produção de alimentos, fibras e energias renováveis. Desta forma, em 2010, o projeto de sustentabilidade TecnoCalda implementado pela FMC, a fim de promover um manejo estratégico da lavoura, fornece soluções integradas para auxiliar os clientes agrícolas a usarem produtos químicos de forma mais econômica e sustentável, integrando a logística de armazenagem, o preparo da calda automatizado e a disponibilização do produto nos pulverizadores em um só local. Com isso, foi possível criar um projeto inédito no País e lançar conceito de “fazenda responsável”.
O projeto, implementado em lavouras de cana, soja e algodão, é dividido em três frentes: TecnoCalda, adotado em lavouras dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com dois projetos em cada estado; SmartCalda, presente em quatro lavouras do estado de São Paulo, e o RodoCalda, promovido nos estados de São Paulo e Mato Grosso.
O Coordenador de serviços de Marketing da FMC, Douglas Kuada, destaca a importância desta iniciativa. “Trata-se de uma proposta inovadora que tem dado certo. A Família TecnoCalda, em suas três frentes, é baseada em princípios de sustentabilidade que possibilitam menos desperdício de embalagens, preparação automatizada mais rápida, segura e eficiente do tanque de pulverização, menos roubos e controle de estoque mais fácil, rápido e preciso. Essas características atendem às exigências do mercado em relação às questões socioambientais (legislação, engenharia e educação), e garante sustentabilidade e rentabilidade às empresas agrícolas, já que é possível aliar a gestão de negócios com a gestão ambiental”, afirma Douglas.
Destaque na categoria profissional: Maurício Lofrano
A Categoria Profissional homenageia todos aqueles que se esforçam para levar conhecimento sobre o campo para as pessoas de dentro e de fora da porteira, ou seja, produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, e também pessoas que moram na cidade ou que não tenham contato com o campo.
A partir do Projeto Jovem Florestal, destinado aos alunos dos municípios de Taiaçu e Taiuva (SP), que são atendidos pela APAE Taiaçu, a FMC aplicou suporte financeiro à instituição e educativo aos alunos, trabalhando sua conscientização sobre as consequências do desmatamento e da poluição de rios e nascentes, e ensinando técnicas de plantio, desde a escolha das sementes até a limpeza de mudas, a importância das árvores no meio ambiente e a distinção sobre as diversas espécies existentes no Planeta. Com isso, foi criado também o Viveiro de Mudas APAE, composto de árvores para reflorestamento, para Áreas de Proteção Permanente (APP), pequenas hortaliças, entre outras. Essas atividades têm resultado no reflorestamento de áreas degradadas e próximas às nascentes de água, plantio nas escolas e comercialização de mudas.
Maurício Lofrano esteve à frente do Projeto Jovem Florestal. Ele comemora a premiação e destaca a importância do projeto para o cidadão. “Poder auxiliar no desenvolvimento das pessoas, acompanhar de perto a integração dos alunos à sociedade e ver sua evolução, além de realizar ações para a natureza e para os adultos do futuro, tem sido para mim uma grande experiência”, explica.
Lofrano afirma que as pessoas evoluem quando participam de um projeto como este, que é fundamentado nas premissas da sustentabilidade, com o tripé ambiental, econômico e social. “A Natureza pediu e a ajuda está vinda das mãos dos responsáveis por plantar nosso futuro, alunos da APAE de Taiaçu estão envolvidos nos reflorestamento de regiões desmatadas e junto com a FMC estão dando vida nova ao meio ambiente”, complementa Lofrano.

Thais Frausto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança