quinta-feira, 2 de julho de 2015

FLIPINHA 2015

FLIPINHA 2015

Formação de Mediadores de Leitura

Nos dias 27 e 28/03/2015 começará a Formação de Mediadores de Leitura para 70 alunos do curso de formação de professores, realizado pelo profissional, José Roberto Silva. Este curso já existe há 10 anos.

Não existe inscrição. O programa é voltado para os alunos do CEMBRA, que são voluntários nos pés de livros da Flipinha. A rede de bibliotecas municipais de Paraty também é convidada.
Colégio Estadual Mário Moura Brasil do Amaral - CEMBRA
Associação Cairuçu
Instituto Trilha da Arte e Educação - ITAE
CEMBRA
Secretaria Municipal de Promoção Social de Paraty
Associação Companhia Dança e Arte Paraty
Casa Escola
Associação de pais e amigos dos excepcionais - APAE
Secretaria Municipal de Cultura de Paraty
Secretaria Municipal de Educação de Paraty
 
Horários:
27 de março das 8h às 17h
Local: Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral - CEMBRA  
28 de março - 8h às 17h
Local: Casa Azul - Biblioteca
 
O curso de mediadores de leitura de texto literário será realizada a partir de atividades teóricas e práticas que possam permitir a compreensão da importância desta atividade para a formação de leitores. Serão abordados temas relativos a compreensão do papel da literatura, os espaços de leitura, a seleção de acervo e o papel do mediador nesta prática. Dentro da formação os participantes poderão vivenciar em uma situação de estágio.

Beto Silva
Pedagogo e Psicopedagogo, mediador e multiplicador de leitura formado pelo Projeto Mudando a História. Há 10 anos participa da formação e acompanhamento de educadores e jovens em vários projetos de leitura em organizações sociais e escolas públicas. Atualmente é assessor técnico de A Cor da Letra - Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Leitura e Literatura e assessor do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, - desenvolve projetos nas áreas de cultura, educação e saúde.
 
Os alunos atuarão, depois, em escolas, instituições e na Flipinha (nos pés-de-livros).
 
O programa de formação de mediadores é mais uma entre tantas atividades realizadas pela Flipinha ao longo do ano, que realiza ações como:
 
1.      O Ciclo do Autor Homenageado, no qual a obra do autor homenageado da Flip é trabalhada em sala de aula;
2.      Doações de livros;
3.      O Manual da Flipinha, com informações sobre os autores que participarão do evento durante os dias da Flip para serem trabalhadas em sala de aula;
4.      Apresentações dos alunos das escolas de Paraty durante o período da Flip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário