Alunos de escolas estaduais expõem no Centro Juvenil de Artes Plásticas

Alunos de escolas estaduais expõem no Centro Juvenil de Artes Plásticas. 03-07-15. Foto: Hedeson Alves/SEED
Desenhos, pinturas, esculturas e modelagens, feitas por alunos de escolas estaduais de Curitiba estão expostos no Centro Juvenil de Artes Plásticas, que pertence à Secretaria de Estado da Cultura. São trabalhos elaborados durante as oficinas ofertadas pelo Centro no primeiro semestre e que agora compõem a exposição “Contemporâneos”. A mostra pode ser vista até o dia 9 de agosto e a entrada é gratuita.

Dos 164 estudantes que participaram das oficinas no primeiro semestre, 130 são de escolas públicas. Luiz Miguel Becker, de 12 anos, do 7º ano do Colégio Estadual João Mazzarotto, no Capão Raso, participa da exposição com uma escultura egípcia feita com modelagem de papel craft. “Sempre gostei de artes, me sinto bem fazendo esculturas, é um bom passatempo. Aqui conheci vários materiais novos”, afirmou Luiz Becker. Os pais e o avô dele já foram conferir a exposição.

OFICINAS – Além de alunos de escolas públicas, também estudantes de escolas particulares participam do Centro. Nas oficinas do primeiro semestre, eles conheceram a produção cultural de artistas de destaque na arte contemporânea, entre eles Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Bela Borsodi. Após saber mais sobre estes artistas, os alunos produziram trabalhos em papéis coloridos, argila modelada, linhas, manchas e traços coloridos em folhas de papel que estarão expostos nesta mostra.

As aulas são realizadas uma vez por semana, nos períodos da manhã e tarde e a faixa etária dos estudantes vai de 6 a 17 anos. Os cursos são abertos também para alunos da rede privada de ensino e para a comunidade em geral.

“Os alunos tiveram um resultado bem interessante e a exposição é para que os pais possam conhecer o que os filhos fazem aqui no Centro Juvenil. Os estudantes também gostam de ver os trabalhos expostos”, explicou a diretora do Centro Juvenil, Debora Maria Russo.

INSCRIÇÕES - A partir do dia 13 de julho serão abertas as matrículas para alunos das escolas públicas que desejam participar das oficinas no segundo semestre. No dia 20 de julho começam as inscrições para toda a comunidade.

Os cursos são gratuitos. As aulas começam em 3 de agosto e seguem até dezembro. Para efetuar a matrícula é necessário que o responsável pela criança ou adolescente compareça ao CJAP com a fotocópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade de quem irá realizar o curso e uma foto 3x4 do estudante.

Cada oficina é indicada para uma faixa etária específica, que vai de 6 a 17 anos. Serão ofertadas aulas de modelagem, pintura, desenho, múltiplas linguagens, escultura e teatro. As vagas são limitadas.

DESPERTAR - A história do Centro Juvenil de Artes Plásticas está ligada ao idealismo do educador e artista Guido Viaro. O artista queria estimular a criança a gostar da arte e, assim, despertar a criatividade com perspectiva de contribuir para o desenvolvimento e formação do caráter humano.

Em 1953, como parte das comemorações do centenário da Emancipação Política do Paraná, o professor Guido Viaro juntamente com outros professores e pedagogos, organizaram uma exposição com cerca de 1000 trabalhos de arte infantil, selecionados de um total de 13 mil outros trabalhos elaborados por crianças entre 6 e 14 anos, de diversas escolas públicas do Estado.

Com o sucesso da mostra, a Antiga Escola de Arte de Viaro, que tornou-se então o Centro Juvenil de Artes Plásticas. Inicialmente, o CJAP oferecia cursos de pintura e cerâmica. Com o passar dos anos novas técnicas e conhecimentos foram incorporados como a xilogravura, o desenho, a pirogravura, o teatro, a gravura, a tecelagem, entre outros.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas fica na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba. Veja aqui a grade horária completa dos cursos.

SERVIÇO

Exposição “Contemporâneos”

De 29 de junho até 9 de agosto de 2015

Visitação: segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Endereço: Rua Mateus Leme, 56 – São Francisco

Entrada gratuita

Inscrições abertas para cursos do Centro Juvenil de Artes Plásticas

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Informações: (41) 3323-5643 e 3223-3805

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços