Maestro e compositor Arthur Barbosa se apresenta com Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba



principal
Pela primeira vez regendo a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, o violinista, maestro e compositor Arthur Barbosa apresenta um repertório dedicado as suas composições e a obras influentes em sua formação. Os concertos acontecem nesta sexta-feira (16) e sábado (17), no Espaço Cultural – Capela Santa Maria.
As obras Arthur Barbosa (1965) são inspirações em diversas manifestações latino americanas, ricas em diversidade e com um intencional caráter alusivo à música popular. “Assim como o ser humano as composições são feitas a partir das fases em que vivemos, para este concerto escolhi uma fase mais tonal e tradicional, fase em que estava saindo da Argentina depois de cinco anos no país, tendo forte inspiração em Piazolla”, explica o Maestro.
O programa inicia com músicos que influenciam Arthur, ‘Batuque’ de Alberto Nepomuceno (1864-1920), que se destaca por ser uma das primeiras obras nacionalistas escritas por um compositor brasileiro, e segue com 'Melancólico Buenos Aires’ de Astor Piazzolla (1921-1992) e 'danças populares’ de Béla Bartok (1881-1945).
Entre as composições próprias do Maestro, serão apresentadas as obras ‘Recuerdos n°1 e n°3’, compostas entre 1999 e 2004, que trata de uma coletânea de peças inspiradas pelo tango argentino; ‘Scarpin Suite’, a qual foi encomendada para ser usada como trilha sonora do espetáculo teatral – Sobre Saltos de Scarpin; e por fim ‘Toada e Desafio’.
Arthur Barbosa, além de ser maestro e compositor, é violinista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre há mais de 15 anos. Ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e, também, atua como regente da Ospa Jovem em Porto Alegre. Em janeiro de 2015, foi nomeado pelo ministro da cultura do Brasil como um dos representantes da música nacional na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Recém retornou da experiência em Nova Iorque, onde regeu uma orquestra interpretando obras brasileiras, de Nepomuceno a Tom Jobim.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
Direção musical e comentários Arthur Barbosa
Data: 25 de setembro, 20h
26 de setembro, 18h30
Ingresso: R$ 30 e R$ 15
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade