Equipe de robótica apresenta ao prefeito robô construído para campeonato nacional



principal
Estudantes da equipe Conectados, que integram o grupo de robótica da Escola Municipal Durival de Britto e Silva, no Cajuru, estiveram reunidos com o prefeito Gustavo Fruet, na manhã desta sexta-feira (16). No encontro, realizado no gabinete do prefeito, os estudantes apresentaram o novo robô, construído e programado a partir de moderno kit de robótica que foi entregue à escola no último dia 3.
A participação na olimpíada nacional foi assegurada pela equipe Conectados após a seleção da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que reuniu mais de 2 mil equipes em Londrina, no início do ano. O protótipo apresentado ao prefeito será usado pelos estudantes na fase nacional  da OBR, que acontecerá em Uberlândia, Minas Gerais, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro.
O novo kit será fundamental para o bom desempenho dos meninos e meninas que serão os únicos de escola púbica do estado a participar da disputa. A competição envolverá 40 equipes de escolas públicas e privadas de todo o País.
“Vamos torcer muito para vocês, mas independentemente de qualquer resultado, estudantes e professores envolvidos neste projeto já são um orgulho para rede municipal de ensino e para a cidade”, disse Fruet.
Os meninos apresentaram todas as funções do robô e demonstraram algumas tarefas possíveis a partir da programação que agora, com novo kit, pode ser feita até mesmo pelo telefone celular. Entusiasmado com as habilidades e conhecimentos dos estudantes, o prefeito também arriscou acionar o robô. Conversou sobre as atividades do projeto de robótica e sobre as expetativas da turma com o evento.
“Vamos lá para aprender com as equipes que são as melhores do país”, disse o estudante Pedro Saragiotto, de 12 anos. O colega Gabryel Durval, de 11 anos, agendou um novo encontro na volta, para contar a experiência ao prefeito. E para agradecer o apoio e os investimentos feito na educação, a estudante Amanda Alves, de 14 anos, entregou a camiseta usada como uniforme pela equipe Conectados ao prefeito. “Toda nossa gratidão e respeito a forma como sua gestão tem ajudado a melhorar o ensino e as nossas escolas”, disse a estudante.
Também estiveram na Prefeitura os estudantes Pedro Vieira, Milena Teixeira, Ligia Coelho, Maria Eduarda Mello, Elisa Ribeiro, o técnico em programação da equipe, Lucas Hohmann, a professora e mentora da equipe, Desiree Lopes Pereira, a diretora da Escola, Anai Rodrigues, a chefe do núcleo regional do Cajuru, Sanda Lenara Nunes de Carvalho. A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, falou ao grupo dos investimentos que a administração tem feito para ampliar o estudo de robótica nas escolas.
Contraturno
Nas escolas municipais, o projeto de robótica é desenvolvido como atividade de contraturno escolar em seis unidades da rede, envolvendo a participação de mais de cem estudantes como parte das estratégias para enriquecer e melhorar a aprendizagem.
A professora Desiree Lopes ressalta ganhos importantes oferecidos aos estudantes a partir do ensino da robótica, como conquista da autonomia e vontade de melhorar o mundo, formação de pesquisadores e de cidadão conscientes de suas ações. “Temos a certeza que por meio deste projeto estamos transformando pessoas e que elas construirão um mundo melhor”, disse Desirre.
A professora aproveitou o para ressaltar a importância dos investimentos feitos pelo município na educação, em especial no projeto de robótica que segundo a professora tem sido fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “Nossa gratidão e felicidade por este encontro tão acolhedor de um prefeito tão humano, que sempre apoia e valoriza a criança e o estudante”, disse Desiree.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade