EmpregarRS oferece 4 mil vagas de emprego em todo o Rio Grande do Sul

Empregar RS
Governador Sartori enviou mensagem de apoio à iniciativa - Foto: Divulgação FGTAS
O EmpregarRS da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) teve início nesta sexta-feira (16), em 70 municípios. O evento reúne seleções e entrevistas para mais de 4 mil vagas de emprego em todo o estado, além de palestras e orientação aos trabalhadores. A solenidade de abertura ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) na Rua Coronel Vicente, 281, em Porto Alegre.
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, destacou que a articulação de políticas públicas e a ação propositiva da FGTAS com o EmpregarRS visam a contribuir para o crescimento do RS e ressaltou que este é um momento importante para que as empresas acolham os trabalhadores.
Já o diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon, agradeceu o apoio do IFRS, que ofereceu espaço para o evento em Porto Alegre, e a banda da Brigada Militar, que se apresentou na ocasião, além de todos os servidores da FGTAS. “A nossa equipe captou mais de 4 mil vagas em todo o estado. Desejo que todos os trabalhadores aqui presentes encontrem uma oportunidade de trabalho e que todas ou quase todas essas vagas que estão disponíveis sejam preenchidas”, completa.
Durante a solenidade, foi lida uma mensagem enviada pelo governador José Ivo Sartori, que não pode comparecer. “Hoje é dia de celebrarmos um importante programa. É o governo fazendo a sua parte e ajudando no encaminhamento ao mercado de trabalho, especialmente, em um momento de dificuldades na economia; mas não podemos nos conformar, nem cruzar os braços. É preciso articular ações e ter atitude. Mais do que movimentar a economia, oferecer empregos é melhorar a vida das pessoas e de suas famílias. Isso deve mover o trabalho de um gestor público. Emprego gera dignidade, dignidade gera cidadania e acesso a oportunidades. Tudo isso leva a uma vida melhor. Vamos somar forças e construir um estado com mais oportunidades para todos”.
Oportunidades
Entre as funções com maior número de vagas estão repositor de mercadorias; operador de caixa; atendente de lojas e mercados; operador de telemarketing ativo; vendedor de comércio varejista; balconista; zelador; supervisor administrativo; embalador a mão; faxineiro; vigilante; auxiliar de escritório, em geral; vigia; assistente administrativo; recepcionista em geral; vendedor; porteiro de edifícios; almoxarife e fiscal de loja.
Os trabalhadores interessados em se candidatar às oportunidades de trabalho devem apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Após o cadastramento, o atendente verifica as vagas abertas com o perfil do candidato e fornece uma carta de encaminhamento para que possa participar do processo seletivo. Ao todo, são 95 empresas participantes.
Em Porto Alegre, o atendimento exclusivo de encaminhamento para vagas de emprego é no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (Rua Coronel Vicente, 281). As Agências FGTAS/SINE Centro e Azenha não atendem ao público nesta sexta-feira. As unidades TudoFácil Centro, Zona Norte e Zona Sul encaminham somente solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
No interior do estado, também há atendimento exclusivo de intermediação de mão de obra nos 69 municípios participantes do EmpregarRS. Hoje, não são prestados os serviços de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e de seguro desemprego nas unidades participantes. O atendimento de todos os serviços prestados é mantido nas 47 agências interligadas ao sistema Mais Emprego e os Balcão Cidadão que não participam do EmpregarRS.
O evento foi cancelado em Alegrete, Cachoeira do Sul, Sapucaia do Sul, Rio Pardo, Taquari, Camaquã e Santiago em função da chuva.
Vinculada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas do trabalho, emprego e desenvolvimento social.
Também compareceram à cerimônia de abertura do evento o secretário da Educação, Vieira da Cunha; o diretor-técnico da FGTAS, Pedro Francisco da Silva Filho; diretor do Departamento do Trabalho da STDS, Denoir Silva; o diretor-geral do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - Campus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi; além de representantes das secretarias do Desenvolvimento Rural e da Segurança Pública e demais autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade