Rua Arapongas recebe sinalização especial


  •  A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) implantou uma sinalização especial na Rua Arapongas, entre as ruas Sarandi e Marialva, na área central, para tentar eliminar uma área de conflito que em determinados horários registra até congestionamento de veículos. Conforme o diretor, Elizeu Vital da Silva, o problema ocorre principalmente nos horários de entrada e saída de estudantes, já que no local funciona um estabelecimento de ensino.
    O trecho recebeu tachões na separação de faixas da via, para dificultar ultrapassagens, faixa de pedestres com fundo vermelho, para chamar mais a atenção de motoristas e aumentar a segurança – pois no local é grande o trânsito de alunos adolescentes. “Além disso, aumentamos espaço para embarque e desembarque de alunos no intuito de evitar a formação de fila dupla. Nesse aspecto é importante que os pais se conscientizem e não parem no meio da rua, quando estão levando ou buscando seus filhos. Além de ser uma infração passível de multa, a prática prejudica seriamente a passagem dos demais veículos em uma via de grande movimento”, afirmou Vital.
    A orientação do trânsito nesse local vai ficar bem definida com a sinalização especial, mas caso o problema não seja resolvido a Umutrans pode aplicar novas alterações. “Vamos tentar reduzir os conflitos, mas se isso não for suficiente teremos que adotar medidas mais radicais em um futuro próximo. Uma delas pode ser a adoção de sentido único na via. A comunidade que utiliza aquela área deve colaborar no sentido de melhorar o trânsito”, solicitou.
     
    FROTA
    Conforme estatística recente do Detran-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná), a frota de veículos de Umuarama ultrapassa os 74 mil automóveis, motos, caminhões e ônibus. De acordo com a situação econômica nacional, o órgão tem registrado em médica 250 novos veículos por mês – cerca de 1 mil a mais, a cada quatro meses. “Esse crescimento pode trazer transtornos se os motoristas não respeitarem as leis de trânsito e tomarem cuidados para uma boa convivência, tanto entre os veículos quanto com os pedestres. Por isso estamos atentos ao trânsito e de forma constante a Umutrans realiza obras e adequações para garantir o fluxo normal”, lembrou Vital.
    No momento, por exemplo, a Diretoria de Trânsito realiza obras civis de alongamento dos canteiros e rampas de acessibilidade para implantação de cinco novos conjuntos semafóricos em pontos de grande movimento. “A demanda é maior, porém as restrições financeiras nos levam a trabalhar com planejamento mais dilatado. Mesmo assim, temos feito as intervenções necessárias para melhorar o trânsito e atingimos bons resultados”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços