Campanha 10 medidas contra a corrupção atinge mais de 700 mil assinaturas

É quase metade do total necessário para encaminhar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional
Nesta quarta-feira, 25 de novembro, a campanha "10 medidas contra a Corrupção" atingiu mais de 700 mil assinaturas de cidadãos que apoiam a inciativa. Em 20 dias, foram recolhidas mais de 200 mil assinaturas em todo o Brasil, passando de 501.619 assinaturas em 4 de novembro para 700.207 hoje. É quase metade do total necessário para encaminhar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, que precisa de 1,5 milhão de assinaturas.

As propostas de alteração legislativa foram inicialmente desenvolvidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato e depois referendadas por comissão instituída pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O conjunto de medidas contempla metas como a criminalização do enriquecimento ilícito; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; entre outros ajustes.
 
No âmbito do MPF, a campanha ganhou formato de projeto gerenciado pela Câmara de Combate à Corrupção. A campanha para recolher assinaturas começou em 27 de julho deste ano. O estado de São Paulo lidera o número de assinaturas recolhidas, contabilizando 151.295. Em seguida, aparecem o estado do Paraná (120.372) e o Distrito Federal (65.015). Até o momento, 740 instituições de diversos segmentos da sociedade civil já manifestaram apoio às dez medidas.

A íntegra das medidas, a ficha de assinatura e o assinômetro com os dados de cada estado estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança