Senado deve dobrar publicação de livros digitais

Da Redação | 
O Senado publicou este ano 19 títulos em formato digital. São livros que reproduzem textos legais, como a Constituição Federal e o Código Penal, e podem ser baixados gratuitamente. O Código de Processo Civil e Legislação Correlata é a publicação que teve o maior número de downloads, 6.396 de janeiro de 2013 até o último dia 18.
Segundo o chefe do Serviço de Publicações Técnico-Legislativas, Raphael Rocha Melleiro, o objetivo é dobrar, em um ano, as edições que podem ser lidas em tablets, celulares e computadores.
— A ideia é ampliar as publicações, focando não apenas na quantidade, mas também na qualidade. Temos uma coleção voltada para a legislação como um todo e a outra para a legislação ambiental — afirmou Raphael, ressaltando que o acervo é composto por 20 obras em formato digital.
Também conhecidos como e-books, os livros digitais são disponibilizados no formato e-pub — abreviação de electronic publication. Trata-se de um formato de arquivo padrão específico para e-books, escolhido com o intuito de tornar o conteúdo adaptável às diversas plataformas existentes no mercado, explica o chefe de serviço.
— Como é um padrão internacional, é compatível com a maior parte dos dispositivos móveis. É um formato de fácil acesso que oferece diversas opções de leiaute fluido — destacou.
Para visualizar uma publicação nesse formato, é preciso instalar um leitor de e-pub no computador ou dispositivo móvel. No caso de notebooks e desktops, é preciso baixar um programa; no caso de dispositivos como celulares e tablets, basta baixar um aplicativo. Visualmente, os e-books são semelhantes aos livros impressos e ainda permitem a realização de marcações e anotações.
De acordo com Melleiro, o formato também garante acessibilidade a pessoas com deficiência visual, já que o e-pub possui compatibilidade com aparelhos que contam com recursos de áudio.

Sustentabilidade

A coordenadora do Núcleo de Coordenação das Ações Socioambientais do Senado, Andréa Bakaj, afirma que as publicações digitais estão alinhadas tanto com a Carta de Compromissos da Casa quanto com o Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado.
— Com os e-books, é possível economizar muitos recursos [orçamentários]. Além disso, há a questão da sustentabilidade, já que a geração de resíduos é minimizada. É importante lembrar que esses livros também são uma forma de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência visual — destacou.
Os títulos em formato digital estão disponíveis na Livraria Virtual do Senado.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança