PF combate fraudes de R$ 55 milhões na Previdência Social no RJ

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS e o Ministério Público Federal, deflagrou hoje (19/11) a Operação Online, para combater fraudes previdenciárias, no Rio de Janeiro. O prejuízo estimado supera o valor de R$ 55 milhões.
Cento e cinquenta policiais federais, com auxílio de servidores do MTPS, deram cumprimento a 31 mandados de busca e apreensão, em agências da Previdência Social, na capital fluminense e nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara federal Criminal do Rio de Janeiro para apurar os crimes de corrupção, estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento público, dentre outros.
A investigação teve início a partir da detecção pela Caixa Econômica Federal - CEF de um alto número de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS na agência Tamandaré, localizada no Centro do Rio. Foi apurado que parte desse dinheiro era utilizado para pagar os fraudadores, que, com o auxílio de servidores da Previdência Social, forjavam os processos para concessão de aposentadoria especial.
A fraude consistia em converter o tempo de serviço comum em especial, reduzindo de 40 a 60% o tempo necessário para aposentadoria. Foram identificados mais de mil benefícios com indícios de concessão irregular. O grupo fraudador captava seus potenciais ‘clientes’ em grandes empresas fluminenses de diversos ramos, tais como de comunicação, segurança privada, empresa pública, peças automotivas etc.
Haverá entrevista coletiva, às 10 horas, na sede da Superintendência de  Polícia Federal, localizada na Av. Rodrigues Alves, 01, Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços