segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Comissão de Direitos Humanos homenageia os 60 anos do Dieese

Da Redação |  


Os 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) vão ser comemorados em uma sessão da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta terça-feira (24), às 14h. A homenagem foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
O Dieese foi criado em 1955 pelo movimento sindical brasileiro para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de sua história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacional, sendo reconhecida como instituição de produção científica nas áreas de emprego, renda, negociação coletiva e políticas públicas, por exemplo.
A CDH convidou para a sessão a presidente do Dieese, Zenaide Honório, e a coordenadora de Estudos e Desenvolvimento da instituição, Ângela Maria Schwengber. Foram também chamados representantes das centrais sindicais e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Um dos estudos feitos regularmente pelo Dieese estima o custo da cesta básica, mensalmente, em 18 capitais do país. Outra pesquisa compara os salários e as condições de trabalho internacionalmente, além de trazer informações sobre diversas carreiras. Esses dados podem ser acessados pelo site www.meusalario.org.br.
O cidadão poderá participar das discussões da CDH. As perguntas e comentários podem ser enviadas por meio do Portal e-Cidadania, no endereço www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, pelo número 0800 61 22 11.
Agencia Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário