Exposição revela realidade das comunidades quilombolas do Paraná

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e a Biblioteca Pública do Paraná promovem, a partir de quinta-feira (19), a mostra Comunidades Quilombolas do Paraná, da artista Fernanda Castro. A exposição será no Hall Térreo da BPP e vai até 23 de dezembro. A entrada é gratuita. 

Comunidades Quilombolas do Paraná é formada por 11 fotografias, reproduzidas em alta resolução, e resultado do trabalho de pesquisa da artista sobre a identidade cultural negra e suas raízes sociais nas comunidades quilombolas do Paraná. A série retrata, em especial, a mulher negra nas comunidades sociais e culturais, cujas raízes alimentam fortemente a constituição de nossa sociedade.

Segundo o jornalista e poeta Zeca Corrêa Leite, que assina texto de apresentação da mostra, as fotografias de Fernanda Castro trazem “o testemunho de mundos não revelados.”

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Castro foi, durante quatro anos, professora de Foto-Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De 1980 a 2002, atuou como repórter fotográfica nos jornais Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná e Correio de Notícias.

Entre seus trabalhos autorais, destacam-se as exposições individuais Comunidade Negra do Sutil, realizada em 2003 na Biblioteca Especializada em Cinema André Malraux, em Paris, e Ruídos e Silêncios, exposta no Museu de Arte Sacra, em Curitiba, em 2002.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Serviço

Comunidades Quilombolas do Paraná, de Fernanda Castro

Abertura: quinta-feira (19). Até 23 de dezembro

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h. Sábado, das 8h30 às 13h

Entrada franca.

Telefone: (41) 3221-4917

www.bpp.pr.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços