EcoExpresso Sanepar chega ao Sudoeste para mostrar como cuidar da água

A partir desta terça-feira (17), o ônibus de educação ambiental da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que tem maquetes que mostram o ciclo da água do rio ao rio, inicia seu roteiro na Região Sudoeste do Estado, começando por Salto do Lontra. 

O veículo segue depois para Dois Vizinhos (18), Francisco Beltrão (19) e Marmeleiro, no período de 20 a 22. O EcoExpresso é uma importante ferramenta de educação ambiental que tem percorrido as cidades paranaenses para disseminar as boas práticas para a preservação da água.

Em Marmeleiro, durante a Exposição Comercial e Empresarial (Expomar), além do EcoExpresso, no espaço da Sanepar haverá um grande tabuleiro para demonstrar os processos de tratamento da água e do esgoto sanitário. Por meio de fábulas serão tratados os temas economia de água, energia e resíduos sólidos. Os demais jogos são voltados às questões de sustentabilidade. Os materiais expostos atendem ao público infantil, jovem e adulto. O trabalho de educação ambiental será feito com a participação de acadêmicos e da Prefeitura Municipal de Marmeleiro.

COMO É O ECOEXPRESSO – No ônibus especialmente preparado para atividades de educação ambiental com maquetes, painéis e outros recursos, os visitantes podem acompanhar o caminho que a água percorre das nascentes até chegar aos domicílios. 

O trajeto mostra a formação dos rios, os processos de captação e de tratamento da água. As maquetes exploram os cuidados que a Sanepar tem com o esgoto que sai dos imóveis até as estações de tratamento. Destacam ainda a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais.

Os visitantes também podem observar a diferença entre a bacia hidrográfica utilizada para captação de água de abastecimento público e a que recebe o efluente, que é o esgoto já tratado. Nesta parte do trajeto é explicado como o lodo, proveniente do processo de tratamento de esgoto, pode ser utilizado na agricultura e como a empresa faz o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

Em todo o trajeto, o uso racional da água ganha destaque, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente dos recursos naturais.

AGENDA DO ECOEXPRESSO 

17(terça-feira) - SALTO DO LONTRA – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Local: Ginásio de Esportes Vermelhão, Rua Urubici 243 (próximo ao supermercado Manfroi)

18 (quarta-feira) - DOIS VIZINHOS - das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Local: Ginásio Jirauzão - Rua Presidente Costa e Silva, nº 305 - Centro 

19 (quinta-feira) - FRANCISCO BELTRÃO - das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Local: Rua Peru, esquina com Curitiba, s/nº - Parque de Exposições Jaime Canet Junior

20 a 22 (sexta a domingo) – MARMELEIRO 

Exposição Comercial e Empresarial de Marmeleiro (Expomar)

Local: Ginásio Volnei Pires - Rua Emilio Magno Glatt – Bairro Santa Rita 

Horário de visitação: na sexta-feira (20), das 8h às 22h, sábado e domingo (21 e 22), das 10h às 22h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade