Univali integrará grupo internacional de estudos sobre a água

Convênio, inédito no Brasil, tornará instituição referência em estudos sobre o tema

Itajaí/SC – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina, e a Universidade de Alicante, da Espanha, assinaram acordo para facilitar o intercâmbio de estudantes e professores e a cooperação para estudos sobre um dos principais problemas que afligirá a sociedade nos próximos anos: a falta de água.

O acordo entre as duas instituições, inédito no Brasil, permitirá a troca de experiências entre pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental; Ciência Jurídica, Gestão de Políticas Públicas; Administração; e Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística da Univali e do Instituto de Ciências da Água e Ambientais da Universidade de Alicante.

Com isso a Univali trocará conhecimento com uma instituição que, localizada no Mediterrâneo, em uma região semiárida, é uma das principais referências no estudo da água na Europa.

O Instituto das Aguas e Ciências Ambientais da Universidade de Alicante estuda, desde 1991, o tratamento de água por meio da remoção de matéria orgânica natural, reutilização de águas residuais, dessalinização da água e otimização de processos.

Com o convênio, pesquisadores da Univali irão para a Espanha aprender o que está sendo feito lá para combater a escassez do recurso. Enquanto isso, pesquisadores da instituição europeia virão para nossa região estudar a realidade regional e propor soluções para os problemas locais.

O acordo intensifica as relações existentes entre as duas instituições que, há mais de 12 anos, promovem, conjuntamente, estudos internacionais no campo da ciência jurídica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade