Museu Afro Brasil exibe mostra 'Africa Africans'


(Foto: October Gallery)
A maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil acontece em São Paulo até o dia 30 de agosto. A Africa Africans, promovida pelo Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, reúne instalações, pinturas, vídeos, esculturas e peças de moda de mais de 20 artistas africanos, entre eles, os mais renomados da atualidade.
O foco do projeto são criações de africanos nascidos ou residentes, que representam a pluralidade das experiências estéticas e sociais presentes nos países do continente. O projeto – que também promoveu um encontro de discussões com os artistas – contribui para desmistificar a imagem da África no imaginário dos brasileiros.
Uma das obras de maior destaque é a 'The British Library', do nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE. A instalação colossal é composta por 6.225 livros coloridos encapados por tecidos dutch wax, ou 'tecidos africanos', fabricados com técnicas inspiradas na arte milenar do batik indinesiano.
A escultura 'Skylines', do ganês radicano na Nigéria, El Anatsui, também marca presença na exposição. Considerado o mais importante artista africano dos dias de hoje, foi recém-premiado com um Leão de Ouro na Bienal de Artes de Veneza e possui obras em instituições como o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e British Musem, em Londres.
Outra peça notória na mostra é a 'Cloud Earth Twist', do nigeriano Bright Ugochukwu Eke. A instalação tem inspiração autobiográfica. Eke produziu a obra, composta por 10 mil sacos plásticos cheios de água acidificada, após sofrer uma infecção na pele decorrente de uma chuva ácida.
Obras do acervo e da coleção particular do diretor curatorial do museu, Emanoel Araujo, também são expostas. A mostra está aberta para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Para mais informações, visite o site do Museu Afro Brasil.

Obra "The British Library", do nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE (Foto: Smallest Forest)

Detalhe da escultura 'Skyline', de El Anatsui. Flexível, peça se adapta visualmente a cada instalação (Foto: The Red List)

Obra 'Cloud Earth Twist', de Bright Ugochukwu Eke, é composta por 10 mil sacos plásticos com água acidificada (Foto: Flickr)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade