Praça Sete de Setembro ganha iluminação LED

A instalação faz parte de um projeto maior da Sercomtel Iluminação que pretende substituir as lâmpadas das principais praças e avenidas da cidade

Quem passar pela Praça Sete de Setembro no período da noite com certeza vai notar a diferença: o espaço acaba de receber novas luminárias, mais modernas e mais eficientes. É a primeira praça de Londrina a contar com tecnologia de  iluminação LED. Trata-se de uma experiência da Sercomtel Iluminação que prevê futuramente a troca de luminárias em vários pontos da cidade.

Para implantar a novidade, a Sercomtel Iluminação refez toda a planta de iluminação da praça, uma das mais antigas e tradicionais da cidade. Os 22 postes que estavam no local foram retirados para a troca de dutos e cabeamento. Foi colocado novo quadro de comando de energia, além da instalação das novas luminárias com as lâmpadas LED.

A praça conta agora com 9 postes, mas a capacidade de luminosidade é bem maior que a dos equipamentos anteriores devido as novas lâmpadas. Elas foram emprestadas pelo fabricante, em caráter de demonstração e de teste.

A operação de acionamento de energia da Praça Sete de Setembro passa a obedecer um novo sistema, que também está sendo testado – o de telegestão, ou seja, as lâmpadas estão configuradas para serem controladas através de comando da própria Sercomtel Iluminação, que poderá aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação e identificar possíveis falhas, entre outros recursos tecnológicos.

Projeto LED - A instalação desta nova tecnologia faz parte de um projeto maior da Sercomtel Iluminação que pretende substituir as lâmpadas das principais praças e avenidas da cidade. Hoje são usadas lâmpadas de vapor de mercúrio, de sódio, metálico ou mista e o projeto é fazer a substituição por luminárias LED que proporcionam uma economia no consumo de energia que varia entre 60% e 90%. Estas lâmpadas também apresentam maior poder de luminosidade, rendimento cromático e durabilidade. Uma lâmpada de LED tem uma vida útil de 50 mil horas, quando ligada 8 horas diárias, enquanto que as outras duram em média de 6 mil a 18 mil horas.

O diretor de Operações da Sercomtel Iluminação, Tiago Caetano, explica que  a empresa já faz testes com luminárias LED em 4 pontos da cidade: em frente à Prefeitura Municipal; na avenida Higienópolis, entre as ruas Pará e Piauí; na avenida Saul Elkind; e em frente ao prédio da Sercomtel, no bairro Cervejaria. Nestes pontos estão sendo testadas e avaliadas diferentes marcas de lâmpadas LED.  “Como pretendemos substituir parte do parque de iluminação de Londrina por lâmpadas LED, precisamos conhecer todas as vantagens desta tecnologia. Por isso estamos fazendo estes testes com as principais marcas do mercado e vamos avaliar também a aceitação da população”, afirmou.

Os testes seguirão até o final do ano e estão sendo acompanhados pelo departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Sercomtel Iluminação e a Universidade assinaram convênio para que estudantes e professores participem da atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade