PF combate organização criminosa que provocou prejuízos de R$ 10 milhões


Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal, em ação conjunta Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), formando a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-MG), deflagrou hoje (26) a operação Pecus, para desarticular uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato e com atuação em todo território nacional. Estima-se que os prejuízos causados ultrapassassem a cifra de R$ 10 milhões.
Foram cumpridos 50 mandados de prisão e 36 mandados de busca e apreensão, de forma simultânea, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Cerca de duzentos e cinquenta policiais civis e federais estão envolvidos no cumprimento dos mandados nos três estados. Outros 50 policiais militares, civis e agentes penitenciários darão suporte nos procedimentos de prisão e escolta dos presos, durante a chegada da organização criminosa em Belo Horizonte.
Ao longo de cinco meses de investigação, as polícias Federal e Civil identificaram centenas de vítimas da fraude aplicada pelo grupo.  Segundo os investigadores, as vítimas eram abordadas por meio do envio de falsas notificações judiciais que noticiavam supostos créditos oriundos de previdência complementar, com as quais haviam contribuído no passado.
Para a liberação do dinheiro então prometido, o grupo exigia a antecipação de valores a título de impostos e custas processuais. As vítimas – maioria servidores públicos e pensionistas – depositavam elevadas quantias em contas repassadas pelos criminosos e, então, se davam conta que os créditos a que teriam direito eram fictícios.
Os presos serão encaminhados à Belo Horizonte, onde ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato, cujas penas somadas podem chegar a 13 anos de prisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade