Alta do dólar e estímulo a eventos levam turistas a Bento Gonçalves (RS)

Ocupação hoteleira ficou em 74% no mês de julho. Destino é um dos principais roteiros de férias de inverno no país

bento.gif

Turistas visitam vinícola em Bento Gonçalves. Crédito: Beto Garavello/LUME


Carolina Valadares

A cidade conhecida pela produção nacional de vinhos, Bento Gonçalves (RS), apresentou um aumento de 48% no fluxo de turistas no mês de julho deste ano, em comparação a julho de 2013. De acordo com a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, o número subiu de 121.783 para 180.549 no período.

Os reflexos do aumento do fluxo turístico também estão na ocupação hoteleira, que no mesmo mês de julho, no período de dois anos, passou de 63% para 74%. Bento Gonçalves é uma cidade pequena com 33 meios de hospedagens, entre pousadas e hotéis, que oferecem 2.794 leitos. 

“Atribuímos esse aumento do fluxo turístico à alta do dólar, à realização de eventos, como feiras de vinhos e de noivas, além de congressos na cidade. Bento é, cada vez mais, um destino de serra muito procurado no inverno”, diz o secretário de Turismo, Gilberto Durante.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, a valorização do dólar tem sido favorável para o crescimento do turismo interno. “As pessoas aproveitam para conhecer mais o Brasil, esperamos que esse desejo de viajar aumente cada vez mais”, diz o ministro 
Henrique Alves.

TOTENS - Tradicional destino da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é referência em como receber bem os turistas. A jornalista Juliana Moreira Lima atesta essa qualidade. Ela conta que já foi duas vezes e pretende voltar. “Adoro a hospitalidade, me sinto acolhida, os serviços são muito bons e estão sempre superando a expectativa”. Para melhorar ainda mais o atendimento, recentemente, a secretaria de turismo local instalou dez totens informativos para auxiliar o turista em regiões com grande fluxo turístico. Com tela sensível ao toque e informações disponíveis em três idiomas, português, inglês e espanhol, o visitante pode consultar as atrações turísticas, os restaurantes e avaliar os serviços da cidade.

Em iniciativa inédita, o Ministério do Turismo agrupou os municípios turísticos do Brasil em cinco categorias, de A até E, com o objetivo de direcionar as políticas públicas de Turismo. Os 3.345 municípios brasileiros foram avaliados de acordo com o número de ocupações formais no setor de hospedagem, de estabelecimentos no setor de hospedagem, de fluxo de turistas domésticos e estrangeiros. Bento Gonçalves está classificado como B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade