6 dicas para engajar funcionários
Oferecer um salário maior nem sempre é a maneira mais eficaz de motivar
funcionários e mantê-los na empresa. O primeiro item avaliado por
investidores em uma startup para criar e manter uma equipe de sucesso, é
engajar, de verdade, os colaboradores.
A seguir, confira seis conselhos de especialistas para fazer com que os funcionários se tornem fãs do seu empreendimento.
1) Faça com que todos entendam a missão e os valores da empresa
Nem sempre os colaboradores sabem os objetivos e princípios do lugar em
que trabalham. Essa falta de alinhamento distancia a empresa do
profissional. É importante que todos conheçam as missões e os valores da
organização. "Só assim eles saberão o que exatamente se espera deles",
explica Sylvia Ignácio da Costa, professora do curso de Gestão de RH da
Universidade Anhembi Morumbi. Essa conexão também é positiva para a
produtividade, pois quando o funcionário compreende o propósito de
empresa, há um engajamento e o negócio se desenvolve melhor.
2) Se o funcionário desconhece algum assunto, ajude-o
As pessoas são o diferencial competitivo da organização, por isso, a
gestão do conhecimento deve ser um cuidado constante do empresário. É
preciso aprimorar o aprendizado do funcionário. Ao perceber essa
preocupação, ele fica mais motivado. Além disso, desenvolver pessoas
também é um fator de retenção. Quando o funcionário percebe que sai de
um patamar profissional para outro, ele se sente incentivado.
3) Crie um espaço onde seja possível sugerir e testar novas ideias
Abra oportunidades para que os funcionários – em especial os mais
jovens – possam levantar ideias e testá-las na prática. Isso faz com que
o profissional se sinta parte do desenvolvimento da empresa e se
engaje. Novas maneiras de realizar determinada tarefa podem surgir dos
próprios responsáveis pela função. Mas é preciso estimular a equipe a
ter ideias. "Empresários muito centralizadores perdem talentos",
ressalta a consultora do Sebrae-SP, Esmeralda Queiroz.
4) Deixe claro que os erros dos funcionários também são seus erros
O espaço de sugestões dos colaboradores pode aumentar a possibilidade
de haver erros no caminho. Se uma ideia não deu certo, o líder precisa
ter a noção de que a decisão de executá-la teve o seu aval. "O gestor é
tão responsável quanto. Tem que haver um compartilhamento do insucesso",
afirma Esmeralda.
5) Saiba dar e receber feedback
O líder deve reconhecer a iniciativa de um funcionário ao sugerir uma
ideia, mesmo que não tenha dado certo. Essa atitude tem um impacto
emocional muito grande e estimula a participação e o engajamento dos
funcionários. O empreendedor deve fazer com que o profissional se sinta
percebido, enxergado. "O dono tem que dar e receber o feedback. Caso
contrário, o colaborador se sente apenas uma peça", conta Sylvia.
6) Seja presente
O responsável pelo negócio deve ficar mais próximo das pessoas no seu
dia a dia e não restringir os momentos de troca de ideias às reuniões e
ocasiões especiais. Essa disponibilidade já é um fator importante para
estimular seus funcionários. No entanto, a coordenadora do Núcleo de
Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Adriana Gomes,
também recomenda usar a brecha na agenda para ouvir os colaboradores.
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