Prefeitura apresenta operação da cidade para esta terça-feira



A Prefeitura do Rio apresentou, na manhã desta terça-feira (09/08), a operação da cidade para o dia de hoje quando acontecem as competições de Vôlei de Praia em Copacabana, Vôlei no Maracanãzinho; e Vela na Marina da Glória. Na ocasião, também foram divulgadas as alterações do trânsito para as provas de Ciclismo Contrerrelógio, que acontece nesta quarta-feira (10/08), entre o Recreio dos Bandeirantes e Barra de Guaratiba.

Para o Vôlei de Praia em Copacabana, a Avenida Atlântica terá interdição junto à orla entre a Avenida Princesa Isabel e a Praça Almirante Júlio Noronha. A pista ficará totalmente fechada até o próximo sábado (13/08). As vias no entorno do Maracanãzinho serão fechadas diariamente, até 21/08, das 6h à 1h, para as partidas de Vôlei.

Já para as provas de Vela, na Marina da Glória, uma faixa do Aterro do Flamengo fica interditada, sentido Centro, em frente à Marina da Glória, até o dia 18/08.

Até a próxima sexta-feira (12/08), para montagem de estrutura da prova de Ciclismo Contrarrelógio, no Pontal, a Avenida Lúcio Costa segue fechada, no sentido Reserva, entre a Avenida Gilka Machado e Avenida Albert Sabin, no Recreio dos Bandeirantes. Nesta quarta-feira (10/08), para esta mesma prova haverá interdições em vias dos bairros do Recreio dos Bandeirantes e de Barra de Guaratiba, a partir da 0h. Durante os bloqueios, as restrições de circulação contemplam também os moradores.

Em coletiva no Rio Media Center, na Cidade Nova, o secretário-executivo de Governo, Rafael Picciani, fez uma avaliação geral do comportamento da cidade nesse momento de competições:

- Tivemos um final de semana intenso após a cerimônia de abertura com a prova de rua mais desafiadora que foi o ciclismo de estrada e o início das competições em todas as arenas. E agradecemos aos cariocas que tiveram um comportamento louvável e colaboraram com as medidas propostas pela prefeitura utilizando o transporte público e diminuindo o uso de veículos nas ruas da cidade.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que tem sido uma das atrações preferidas de cariocas e turistas neste momento olímpico, já transportou mais de um milhão de passageiros, desde o início das operações, em junho deste ano. Só neste sábado e domingo (06 e 07/08), cerca de 80 mil pessoas usaram o VLT.

Para atender ao grande fluxo de passageiros com segurança, foi organizado esquema especial de operação entre a Rodoviária e o Santos Dumont, ampliando o horário de funcionamento desde as primeiras horas da manhã até o fim dos eventos no Boulevard Olímpico. A operação de atendimento ao público também foi reforçada. Além dos vendedores Riocard, 50 pessoas da concessionária foram incluídas na operação somente para auxiliar nas vendas avulsas de cartões. O intervalo entre as composições é de 8 a 20 minutos, o que significa uma redução de até 60% no tempo de espera em relação ao início da operação. Nesses dois dias, o VLT contabilizou 385 viagens, com tempo médio de percurso de 30 minutos.

Os Lives Sites também têm atraído muitas pessoas em busca de diversão e de um espaço aberto para assistir às competições dos Jogos Rio 2016. Nesta segunda-feira (08/08), 70 mil pessoas circularam pelo Boulevard Olímpico do Porto Maravilha. O auge do dia foi a transmissão da conquista da primeira medalha de ouro para o Brasil. O público vibrou com a vitória da judoca Rafaela Silva e cantou emocionado o hino nacional na cerimônia de premiação. O fim da noite foi animado pelos sambistas Dudu Nobre e Ferrugem. O Parque de Madureira, na Zona Norte, recebeu 10 mil pessoas nesta segunda-feira (08/08), quando a programação contou com a apresentação pop eletrônica da cantora Noga Erez, de Israel. O Boulevard Olímpico de Campo Grande, na Zona Oeste, não teve shows na segunda-feira.

O balanço da limpeza da cidade até esta segunda-feira (08/08), apresentou saldo positivo, com a participação do público descartando corretamente o lixo e com a operação da Comlurb transcorrendo conforme planejado. A companhia está recolhendo mais lixo das papeleiras e dos contêineres do que da varrição. Até a manhã desta segunda-feira, foram removidas 38,39 toneladas do Parque Olímpico, Vila dos Atletas, Centro Internacional de Transmissão (IBC) e Complexo de Deodoro. No total, foram recolhidas 212,09 toneladas dos principais locais de competição e concentração de pessoas. Nos Lives Sites, foram retiradas 35,71 toneladas de lixo, desde o dia 04/08.

As 235 equipes do Lixo Zero, sempre formadas por um Agente de Fiscalização da Comlurb e um Guarda Municipal, estão atuando nos principais acessos às arenas olímpicas e nos Lives Sites, multando quem faz descarte irregular de lixo. No domingo (07/08), 247 pessoas foram autuadas, sendo 49 estrangeiros. Ao todo, 1.258 pessoas foram multadas.
Agentes da Seop, também com o apoio de guardas municipais e fiscais do Lixo Zero, da Comlurb, multaram 263 mijões, desde a abertura dos Jogos até domingo (07/08), em regiões onde ocorreram eventos olímpicos: Boulevard Olímpico da Praça Mauá, orla da Zona Sul, Praça São Salvador, Lapa, entorno das casas temáticas e pontos turísticos. Todos foram multados em R$ 510 pelas equipes do Lixo Zero.

Também no domingo, dia com diversas provas e muito vento em toda a cidade, as equipes da Comlurb foram mobilizadas para resolver prontamente as consequências da ventania no circuito de ciclismo, e removeram galhos ao longo do trajeto no Alto da Boa Vista, mais especificamente na Estrada da Vista Chinesa, onde foi retirada a vegetação caída e repassada a varrição. Houve queda de uma palmeira imperial na Rua Lauro Muller, em Botafogo, e a queda de outro vegetal na Estrada das Agulhas Negras, em Campo Grande. Os casos foram solucionados sem maiores transtornos para cidade. No Parque Olímpico, onde os estádios são abertos, o vento virou contêineres, espalhou lixo e folhas, mas a equipe foi mobilizada e rapidamente a limpeza foi restabelecida.

Dois estacionamentos clandestinos foram interditados nesta segunda-feira (08/08). Um deles funcionava irregularmente na Rua Ubaldino do Amaral, esquina com a Rua do Resende, no Centro do Rio. Em Deodoro, outro estacionamento com alvará em desacordo para a atividade também foi interditado na Rua Salustiano Silva, 510 e 550, esquina com a Avenida Duque de Caxias.

A fiscalização para coibir o estacionamento em local proibido, próximo aos lugares de eventos da Rio2016, rebocou 40 veículos e multou 118. Na ação contra o comércio ambulante irregular, foram apreendidos 58 óculos de sol, dois carregadores de celular e dois paus de selfie.

No primeiro dia útil de competições olímpicas (08/08), 45 pessoas buscaram atendimento em 13 unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Desses, nove eram estrangeiros, sendo quatro americanos, um argentino, um canadense, um equatoriano, um francês e um sírio. A maior parte dos atendimentos foi feita por unidades da região da Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio. Os homens foram quem mais buscaram atendimento: 31 estiveram nas unidades. Os principais casos foram resfriados e mal-estar.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade