Itens ficarão de legado para a corporação após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

 O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro recebeu ontem a doação de equipamentos para atuação em atentados terroristas de natureza QBRN (Ameaças Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares) por parte do governo americano. A solenidade de entrega dos materiais aconteceu no Quartel Central, no Centro do Rio, e contou com a presença do cônsul-geral dos Estados Unidos, James Story.

De acordo com o subcomandante-geral da corporação, coronel Roberto Robadey, os itens ficarão à disposição da corporação para empenho em casos de ocorrências nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Após a Olimpíada, equipamentos como roupas específicas (EPIs), máscaras, antídotos, macas bolhas, e objetos de detecção de nuvens tóxicas, por exemplo, ficam de legado para o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) – unidade especializada da instituição localizada em Duque de Caxias.

– O governo federal norte-americano tem tradição no desenvolvimento de políticas públicas e ações para o trato de ameaças QBRN. É fundamental estabelecer a cooperação e o intercâmbio das práticas com países que desenvolveram conhecimentos especializados no domínio da avaliação, prevenção, detecção, comunicação e resposta a este tipo de risco – disse o subcomandante-geral.

Gestos de paz


O superintendente de Grandes Eventos dos Bombeiros, coronel Wanius Amorim, disse que atitudes como estas refletem gestos de paz entre as nações.

– Nossas equipes estão baseadas nos quatro centros olímpicos (Deodoro, Maracanã, Parque Olímpico e Copacabana). Todas preparadas para qualquer incidente. A iniciativa dos EUA só nos engrandece e possibilita mais segurança para visitantes e cariocas – afirmou Wanius.

Para o cônsul dos EUA, James Story, o trabalho dos Bombeiros já é reconhecido.

– A equipe do Rio de Janeiro, que segue protocolos internacionais de ação, está apta a enfrentar situações de emergência provocadas por substâncias de natureza QBRN. Os equipamentos vêm agregar este tipo de trabalho ao profissionalismo dos bombeiros. Esperamos no futuro acertar novas parcerias – disse o cônsul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade