Atletas e integrantes das comissões participam de campanha para compor acervo da biblioteca

 Para além da convivência que os Jogos Olímpicos vão propiciar entre os cariocas, turistas e atletas, também há a expectativa de que as delegações que estão chegando ao Rio contribuam com um outro tipo de troca entre o Brasil e os estrangeiros. Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, promoverá a ação "Livros do Mundo", para receber doações de obras literárias representativas de diversas culturas. Essas doações irão enriquecer o "Espaço Mundo", uma seção especial da Biblioteca-Parque Estadual, que contempla os grandes clássicos da literatura internacional em seu idioma original.
As delegações olímpicas, paralímpicas, oficiais de arbitragem, jornalistas e demais participantes foram convidados a trazer um livro que ajude os brasileiros, e em especial os cariocas, a conhecer um pouco mais sobre os seus países. As publicações devem abordar suas culturas em tempos passados e atuais nas línguas nativas. Será, ainda, uma oportunidade para os atletas e autores deixarem suas obras como legado aos moradores e visitantes da cidade. O espaços de doação na Vila Olímpica e no Rio Media Center serão restritos aos que têm acesso às áreas. Os cariocas e turistas também interessados em colaborar, podem fazer as doações no posto da própria biblioteca.

Este acervo em constante construção é uma janela para o mundo que possibilita aos leitores da BPE e demais associados uma viagem a diversos países. É um espaço que oferece ao público uma visão de diferentes culturas por meio de personagens e da literatura. Além disso, é também uma oportunidade para os estudantes de idiomas e estrangeiros, em visita ou residentes, aprimorarem seus conhecimentos acerca de outras culturas com um acervo de clássicos da literatura universal, entre outras linguagens artísticas.

Postos de doação:
Biblioteca-Parque Estadual (aberto ao público)
Endereço: Av. Presidente Vargas 1.261, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Vila Olímpica e Paralímpica (acesso restrito)
Endereço: Rua Salvador Allende 3.200, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Rio Media Center (acesso restrito)
Endereço: Rua Madre Tereza de Calcutá 180, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ.
Informações - Superintendência da Leitura e do Conhecimento: +55 (21) 2216-8500.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade