Prefeitura reforça orientações para a saída dos eventos esportivos após a meia-noite

Foto: Renato Sette Câmara

A operação de transporte montada na cidade para o primeiro dia útil dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi considerada bem sucedida por não ter apresentado transtornos ao dia a dia da população. Para melhorar as informações sobre qual transporte pegar quando deixarem as competições após a meia-noite, a partir desta segunda-feira (08/08), avisos sonoros nas instalações e os telões das arenas irão avisar sobre a melhor forma de retorno para casa depois deste horário.

- O objetivo é melhorar as ações a cada dia para que o público possa transitar pela cidade sem transtornos - disse o secretário executivo de Governo, Rafael Picciani, em entrevista coletiva no Rio Media Center, nesta segunda-feira (08/08).

Ao chegar ao Terminal Centro Olímpico, na saída do Parque Olímpico da Barra, após meia-noite e meia, por exemplo, o espectador já deve saber que não terá tempo hábil para acessar a Linha 4 do metrô, que encerra suas atividades à 1h na Estação Jardim Oceânico. Por isso, ao chegar na estação ele deve utilizar o serviço de BRT Expresso, que liga a região ao centro da cidade, com 8 paradas ao longo da Zona Sul.

As únicas exceções para o horário de funcionamento da Linha 4 do metrô ocorrerão nos dias 12, 13 e 21 de agosto, quando haverá um grande número de competições noturnas no Parque Olímpico da Barra. Nestas datas, assim como ocorreu no sábado passado (06/08), será possível embarcar na Estação Jardim Oceânico até às 2h.

O secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, explicou, no entanto, que devido ao tempo necessário para manutenção dos trens e das vias, não seria possível manter este horário prolongado durante os 17 dias de competições.

Na saída do Maracanãzinho depois da meia-noite, como a Linha 2 do metrô encerra as atividades neste mesmo horário, a orientação para quem vai para a Zona Norte é dar preferência ao uso de trens da Supervia, nas estações São Cristóvão e Maracanã. Haverá também reforço na operação dos ônibus nesta direção. Para quem vai para a Zona Sul, a melhor opção é utilizar o metrô, saindo da Estação São Francisco Xavier, já que a Linha 1 terá seu horário de funcionamento estendido até 1h30, durante os Jogos.

Já quem sai da Arena de Copacabana em direção à Zona Oeste, após a meia-noite, deve optar pelo uso de ônibus.

O secretário Picciani voltou a agradecer a colaboração do carioca que tem deixado o carro em casa, e reforçou o uso do transporte público como melhor forma de circular pela cidade no período dos Jogos.

Nos primeiros três dias de competições, o Metrô Rio registrou 530 mil usuários a mais do que em dias comuns. Só a Linha 4 transportou cerca de 112 mil pessoas no domingo (07/08). Já na SuperVia, o número de passageiros extras chega a 247 mil no mesmo período.

Durante o fim de semana, os serviços especiais criados para os Jogos registraram o fluxo de 328 mil pessoas. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que circula pelo Centro, transportou 79 mil passageiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança