Veranista tem acesso a testes rápidos e outros serviços de saúde na praia

Tenda da Saúde em Matinhos.Curitiba,17/01/2016
Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria estadual da Saúde está ofertando testes rápidos, exames e outros serviços gratuitos na orla da praia durante a temporada de verão. Tendas de atendimento foram montadas na praia central de Guaratuba; no balneário de Caiobá, em Matinhos; e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

O serviço funciona todos os dias, das 8h30 às 16h30, e conta com o apoio das equipes municipais e regionais de saúde. Em uma semana de funcionamento, as tendas já receberam mais de cinco mil pessoas, entre veranistas e moradores locais.

Um balanço parcial, divulgado nesta sexta-feira (15), aponta que em oito dias de atendimento já foram realizados 3.650 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao todo, foram identificados três casos positivos de HIV, 15 de sífilis e dois de hepatite B.

“Trazendo esse tipo de serviço à beira da praia, facilitamos o acesso da população a uma série de exames importantes. Também é uma maneira de diagnosticar e tratar precocemente doenças que geralmente não manifestam sintomas em seu estágio inicial”, explica o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

O procedimento dos testes rápidos é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva 30 minutos para ficar pronto. “Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para começar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa”, informa o chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco dos Santos.

APROVADO – Quem aproveitou o tempo livre na praia para verificar como estava a sua saúde foi a empresária curitibana Márcia dos Santos da Silva. Ela afirma que a rotina diária dificulta que ela vá a uma unidade de saúde e faça os exames. “Achei uma excelente iniciativa. Aproveitei e trouxe toda minha família para vir aqui dar uma checada na saúde”, declarou a empresária, que está passando as férias em Caiobá.

O panfletista Alexandre Miriba, morador de Matinhos, também aprovou o serviço. “É super-rápido, em menos de uma hora você é atendido e já recebe todos os resultados. Espero que continue nas próximas temporadas”, disse.

OUVIDORIA – Além dos testes rápidos, as tendas contam ainda com profissionais preparados para aferir pressão arterial, realizar o teste de glicemia e dar os primeiros socorros às vitimas de acidentes com águas-vivas. Há ainda distribuição de preservativos e materiais educativos com dicas de saúde para o verão.

A Ouvidoria Itinerante do SUS também funciona junto à tenda da saúde. O serviço recebe denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação, entre outras manifestações relacionadas à saúde.

Através da ouvidoria, é possível, por exemplo, fazer denúncias para a vigilância sanitária sobre estabelecimentos comerciais vendendo produtos fora do prazo de validade ou atuando em condições irregulares.

As tendas da saúde funcionarão até o dia 10 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, após o carnaval. Para realizar os testes não é preciso realizar agendamento. Todos os serviços são gratuitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade