Facilities garante redução de custos operacionais e se torna vantagem competitiva nos negócios

O cenário econômico nacional se configura promissor para o mercado de facilities, principalmente, porque permite reduzir custos operacionais e otimizar processos. O potencial de crescimento do setor ganha mais força também porque agrega valor ao pacote de multisserviços que oferece nas áreas de limpeza, segurança, manutenção predial, paisagismo e atividades de apoio a empreendimentos, dentre outras que são imprescindíveis aos negócios. A cada dia, o segmento é visto com bons olhos pelas organizações e caminha para se consolidar como solução eficaz para o cliente.

Facilities está em alta no Brasil e as empresas têm lançado mão desses serviços para dedicar maior tempo nos negócios aumentando a competitividade nos mercados onde atuam. Exemplo da utilização facilities é a ITW Food Equipment Group, focada na criação de produtos e soluções inovadoras para a indústria de alimentação. Recentemente, adquiriu a Perfecta, que desenvolve equipamentos nas áreas de panificação, confeitaria e food service em Curitiba. De acordo com o engenheiro de produção mecânica Joni Pegoretti, gestor production leader da companhia, a ITW estendeu o processo de outsourcing às atividades da Perfecta, e contratou os serviços da Keep It, empresa da área de manutenção e reformas especializadas em construção civil que incorporou ao seu core business a atuação em facilities.

A Perfecta utiliza os serviços de facilities nas áreas de manutenção predial (elétrica, hidráulica, pintura e civil) no modelo de banco de horas, informa Bruno da Silva, sócio da Keep It. “Buscamos atender a uma lacuna, que é oferecer o facilities a empresas de todos os portes, a partir de contratos mais acessíveis. Criamos um modelo de banco de horas de diversos tipos de profissionais. Assim o cliente não precisa desembolsar e gerenciar diferentes fornecedores”, detalha.

Pegoretti coloca que este modelo tem proporcionado à Perfecta uma economia média de 12% nos custos operacionais, o que permite maior foco na gestão dos negócios da empresa e no aprimoramento da qualidade do serviço prestado. “Como responsável pela produção, PCP, manutenção, segurança, logística, acredito que o sistema de facilities tem traçado um excelente caminho para elevar a competitividade da Perfecta no mercado de equipamentos para food service”, avalia.

Sobre a Perfecta – Atua no mercado desenvolvendo equipamentos nas áreas de panificação, confeitaria efood service na cidade de Curitiba, desde 1973. Líder do segmento no mercado nacional, atualmente é a maior empresa do ramo na América Latina, sendo reconhecida internacionalmente pela qualidade das soluções que desenvolve. Em dezembro de 2012, foi adquirida pela ITW Food Equipment Group e, em junho de 2014, são lançados os projetos de amassadeira espiral, modeladora, mini forno e o fornosubway. Atualmente concentra 150 colaboradores.

Sobre a Keep It - Desde 2011, a Keep It atua com manutenção e reformas especializadas no mercado de construção civil. A empresa surgiu a partir de uma parceria com a Araruama Engenharia, como fornecedor exclusivo, e com a procura passou a atender outras organizações. Há cerca de dois anos, incorporou ao seu core business a atuação em facilities, e oferece os seguintes serviços, com equipe própria ou gerenciando terceiros: manutenção predial (elétrica, refrigeração, ar condicionado, civil, mecânica, hidráulica, sistema anti-incêndio, automação predial, sistemas de segurança, elevadores e escadas rolantes); ambientais e de limpeza (limpeza interna e externa, qualidade de água e ar, coleta de resíduos, controle de pragas, jardinagem e paisagismo, gestão e logística de lavanderia e gestão de rouparia) e atividades de apoio (mensageria, recepção, portaria, atividades de apoio e gestão de terceiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade