A BASF e a empresa francesa de biotecnologia CYTOO uniram forças. O objetivo da parceria é desenvolver e testar ingredientes ativos que contribuam para aumentar a firmeza da pele em aplicações de cuidados específicos.

Resultados de pesquisas recentes indicam que existem alguns ingredientes que podem estimular a contratilidade de fibroblastos humanos (células do tecido conjuntivo) e, assim, melhorar a aparência e a firmeza da pele. Para investigar mais a fundo estas características celulares, a CYTOO desenvolveu o FibroScreen™. Essa plataforma exclusiva baseia-se em uma tecnologia de micro modelação que permite o controle preciso da geometria do substrato e da rigidez celular. Como parte da cooperação, a BASF e a CYTOO combinam os seus conhecimentos e recursos para trabalhar em novos ensaios a base de células visando melhorar a avaliação metodológica da plataforma FibroScreen™ da CYTOO e identificar novos compostos ativos capazes de influenciar a contratilidade dos fibroblastos humanos.

"Estamos orgulhosos, pois em conjunto com a BASF, podemos explorar o efeito dos compostos nos fibroblastos da pele humana. Para nós, esta parceria é um marco importante. Isso demonstra que a CYTOO é capaz de construir uma relação de ganho mútuo com uma equipe de pesquisa da empresa química líder mundial para avançar rapidamente a pesquisa e entregar resultados de alto valor", enfatizou Luc Selig, CEO da CYTOO.

Em uma idade jovem, a pele tem a aparência suave e radiante. Os fibroblastos interligados e a matriz extracelular com a sua densa rede de feixes de fibras de colágeno fornecem a firmeza e elasticidade da pele. Com a idade, a pele perde cada vez mais a sua estabilidade mecânica, os níveis de colágeno da pele diminuem e o colágeno existente passa a ser degradado pela enzima colagenase. Ao mesmo tempo, as atividades de síntese dos fibroblastos - importantes para a produção de colágeno - estão diminuindo. Para melhorar a aparência e firmeza da pele, os preenchimentos de colágeno e ácido hialurônico são amplamente utilizados atualmente em aplicações de cuidados com a pele. No entanto, eles só trazem um efeito a curto prazo. Para fornecer soluções alternativas aos seus clientes, a BASF - em parceria com a CYTOO - está realizando pesquisas sobre novos ingredientes ativos com um efeito mais duradouro relacionado à firmeza da pele.

"Estamos muito satisfeitos de sermos uma das primeiras empresas a nível mundial, em parceria com a CYTOO, a validar os efeitos de ensaios inovadores de pele relacionados à firmeza. Graças a esta cooperação, conseguimos encontrar um novo caminho e identificar novos compostos que ajudarão nossos clientes a terem mais sucesso", disse o gerente de projeto responsável na BASF, Valérie André-Frei.

Sobre a CYTOO
Criada em 2008, a CYTOO é uma empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento de modelos e ensaios celulares fisiologicamente relevantes para Triagem de Alto Conteúdo (HCS- High Content Screening). A empresa desenvolveu seus próprios modelos de músculo humano estriado (MyoScreen™) e pele (EpiScreen™, FibroScreen™) disponíveis para os setores farmacêuticos, dermato-estética, nutracêuticos, processamento de alimentos e saúde animal para triagem de compostos biologicamente ativos. Independentemente, a empresa envolveu-se em seu próprio negócio de descoberta de drogas comprometida a tratar a perda de massa muscular e a distrofia muscular de Duchenne. A CYTOO tem escritórios em Grenoble, França e Bethesda, MD, EUA.
Sobre a BASF
Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de mais de €74 bilhões em 2014 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereçowww.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços