Autorizada transferência de argentino que dividia carceragem com acusados na Lava Jato



O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, autorizou a transferência do argentino Alberto Ángel Pérez, preso preventivamente para fins de extradição na Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF) no Paraná, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no mesmo estado. O ministro acolheu pedido feito pelo delegado responsável pela SRPF na Prisão Preventiva para Extradição (PPE) 775.
No pedido, o delegado argumentou que o núcleo de custódia daquele Departamento de Polícia está em processo de desativação e que Pérez é pessoa de alta periculosidade, considerando que sua extradição foi requerida por ser acusado do homicídio de mãe e filha numa disputa entre vizinhos em Avellaneda, na Argentina. Segundo informou a autoridade, a unidade tem poucas celas e mantém presos em situação especial em decorrência dos acordos de delação premiada firmados no bojo da operação Lava Jato, dentre eles Alberto Youssef, Pedro Corrêa, Nestor Cerveró, Nelma Kodama e José Carlos Bumlai, cuja segurança pode ser posta em risco.
Ao autorizar a transferência, o presidente do STF afirmou que o pedido está bem justificado e não causará nenhum óbice ao andamento do processo de extradição, que aguarda a devida formalização por parte do Governo da Argentina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade