Expresso Turístico da CPTM: atrações culturais, arquitetura, natureza e história

Passeios devem ser agendados; rota mais procurada é a vila inglesa de Paranapiacaba por conta dos roteiros ecológicos
  • Download Foto: CPTM / Divulgação/CPTM
    Expresso Turístico da CPTM
    Expresso Turístico da CPTM
  • Download Foto: Prefeitura de Santo André / Divulgação/PSA
    Maria-Fumaça de Paranapiacaba
    Maria-Fumaça de Paranapiacaba
  • Download Foto: CPTM / Divulgação/CPTM
    Expresso Turístico da CPTM
    Expresso Turístico da CPTM
  • Download Foto: Prefeitura de Santo André / Divulgação/PSA
    Maria-Fumaça de Paranapiacaba
    Maria-Fumaça de Paranapiacaba

Uma verdadeira conexão com o passado regada a atrações culturais, arquitetura e história. E o melhor, em contato com a natureza. Opção perfeita para quem quer conhecer melhor um novo lugar a bordo de uma locomotiva da CPTM com dois carros históricos fabricados no Brasil na década de 1960.

Entre os destinos estão a cidade de Mogi das Cruzes - localizada a 48 km da capital paulista e famosa pelos circuitos das flores - e o município de Jundiaí, que fica a 60 km e abriga o Museu da Companhia Paulista e também oferece passeios por trilhas pela Mata Atlântica da Serra do Japi. Já a rota mais procurada é a vila inglesa de Paranapiacaba, em Santo André, por conta dos roteiros ecológicos pela Serra do Mar ou Nascentes do Rio Grande.

Quem visita Paranapiacaba, além de todo charme inglês que permeia a arquitetura da vila, ainda pode conhecer e passear em uma locomotiva maria-fumaça, que funciona junto ao Museu Funicular. Para este destino, a CPTM oferece opções de embarque diferenciado. É possível entrar no Expresso Turístico de Paranapiacaba na Luz ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa reduzida.

Os vagões históricos que levam os passageiros aos pontos turísticos foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. Antes de começarem a operar no Expresso Turístico, os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM.

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Ao longo do percurso sobre os trilhos, que dura cerca de uma hora e meia, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia e as estações da CPTM.

SERVIÇO Expresso Turístico da CPTMPreço: R$ 39,50 (exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 36,00) - ver outras tarifas com mais acompanhantes
Bilheteria da Estação Luz: das 6h às 18h30, todos os dias
Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade