quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Começa a retirada da antiga passarela na Linha Ver

principal
A Linha Verde começa a receber melhorias que incluem a retirada da passarela de concreto situada em frente ao Colégio Medianeira, entre o Prado Velho e o Guabirotuba, além de diversas intervenções na canaleta do ônibus, na Rua Wenceslau Braz e adjacências, nos bairros Parolin, Fanny e Hauer. O objetivo é melhorar as condições para o tráfego de ônibus e outros veículos. Hoje, o pilar central da passarela impede a passagem dos ônibus pela canaleta exclusiva do transporte coletivo. A travessia de pedestres não será prejudicada, uma vez que existe outra passarela - mais nova e com condições de acessibilidade para pessoas com deficiência - a apenas 30 metros de distância.
O lote total de obras complementares custará R$ 2 milhões e será executado no prazo de quatro meses. O trabalho começa nesta nesta terça-feira (26), quando a empresa vencedora da licitação inicia a remoção da escadaria de acesso à passarela do Medianeira, ao lado da pista sentido São Paulo. A empresa também vai reforçar a sinalização que alerta para a interdição da canaleta do transporte coletivo, a partir de quinta-feira (28), principalmente no trecho entre o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Avenida Senador Salgado Filho. A interdição é necessária porque o espaço irá se transformar num canteiro de obras.
Na quinta-feira (28) acontece a retirada da escadaria da passarela em frente ao colégio, no sentido sul da via. Por isso haverá necessidade de interdição da via lateral à Linha Verde, impedindo a passagem de ônibus do transporte coletivo e caminhões. A demolição total da passarela acontecerá em 7 de fevereiro (domingo de Carnaval), quando ocorrerá bloqueio total da Linha Verde nos dois sentidos. Os desvios estão sendo estudados pela Secretaria de Trânsito e Urbs e serão divulgados nos próximos dias.
A interdição da pista deve ocorrer somente no domingo (7), caso toda a operação ocorra em condições normais. Conforme informações da empresa responsável pela obra, para a retirada da passarela serão colocados dois guindastes – um de cada lado da via. Toda a estrutura será baixada para a pista, para então ser feito o corte e a remoção dos entulhos para a canaleta do ônibus. Assim que a operação for finalizada, as pistas da Linha Verde serão liberadas.  
Canaleta
Além da retirada da passarela, nos próximos 120 dias serão realizadas outras intervenções, como a finalização do pavimento em concreto da canaleta exclusiva atualmente localizada sob a passarela de concreto do Colégio Medianeira; fresagem e recapeamento asfáltico na pista sentido Boqueirão da Avenida Wenceslau Braz entre as ruas Jackson Figueiredo e Luiz Gaspari. Também haverá implantação de pavimento asfáltico na Rua Faria Brito - entre as ruas Wenceslau Braz e Omilio Monteiro Soares -, na Rua Omilio Monteiro Soares - entre as ruas Faria Brito e Wenceslau Braz -, na ponte que liga as ruas Faria Brito e Jackson Figueiredo; no retorno da Rua Luiz Gaspari com a Av. Wenceslau Braz; implantação de pavimento novo no acesso à UFPR com fechamento da rótula e plantio de grama, além da implantação de calçada em asfalto, rampas de acessibilidade e plantio de grama na Av. Wenceslau Braz entre as ruas Jackson Figueiredo e Luiz Gaspari. Para finalizar, a empreiteira fará a sinalização vertical e horizontal nas intervenções executadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário