Nota de falecimento: Morre, aos 88 anos, ex-presidente do Tecpar Dinor Voss



Faleceu, no último sábado (16), o ex-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) Dinor Olegário Voss, aos 88 anos. Voss ocupou o cargo de diretor-presidente do Tecpar entre 1971 e 1983, consolidando o instituto como importante polo de ciência e tecnologia no estado.
Voss foi o último diretor-presidente do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT), como o Tecpar era denominado desde 1942, e primeiro dirigente do Instituto de Tecnologia do Paraná, quando a institutição foi transformada, em 1978. Foi em sua gestão que foi consolidada a alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.
Para o diretor de Biotecnologia Industrial do Tecpar, Julio Salomão, a dedicação de Voss à ciência e à tecnologia alavancou as mudanças no instituto e consolidou o Tecpar como polo de pesquisa e desenvolvimento. “Voss deixa um legado ao instituto e também ao estado do Paraná. Com sua visão de futuro, ele atuou, ao longo dos 12 anos em que foi diretor-presidente, para transformar o Tecpar nesta importante instituição que é hoje”, salienta Salomão.
Voss estava internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. O sepultamento foi realizado neste domingo (17) no Cemitério Luterano, no Alto da Glória. Voss deixa esposa e quatro filhos.
História
Durante a gestão do engenheiro químico à frente do Tecpar, o instituto implantou a produção em larga escala da vacina antirrábica canina, a partir de 1971 – hoje o instituto fornece ao Ministério da Saúde 15 milhões de doses do imunobiológico.
Ainda na gestão Voss, o Tecpar muda o seu foco, oferecendo também prestação de serviços ao empresariado e com uma orientação voltada mais à tecnologia. Durante seu comando, o instituto ganha o Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), criado com apoio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica, em inglês). A área do centro é hoje o campus CIC do Tecpar, sede do instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade