sábado, 16 de janeiro de 2016




Como salvar sua empresa?






Como salvar sua empresa?

Saber onde investir é essencial em uma situação complicada.

O Novo Ano de 2016 chegou, mas a crise ainda continua. A economia do país segue em queda e as empresas tem que se virar para não entrarem em falência. Muitas delas, inclusive, já tiveram que reduzir gastos e o faturamento evitando permanecer no vermelho. Mas, o que é necessário fazer para tirar a empresa dessa situação?
Para o consultor e coach financeiro Robson Profeta, o momento é de cautela. “É preciso saber lidar com essa instabilidade. Então, os gestores precisam conhecer bem seu negócio e refletir sobre como está indo o gerenciamento da empresa. Fluxo de caixa e controle orçamentário se tornam cada vez mais essenciais nessa batalha para que os números fiquem sempre positivos”, afirma.
Assim, Robson listou quatro dicas para você ficar atento ao seu negócio:
1 – Atenção aos números
A regra básica da administração e do lucro é a seguinte: você deve ganhar mais do que gasta. É claro que o negócio pode demorar algum tempo para dar um retorno financeiro bom, mas é essencial ter um controle em seus gastos. Por isso projetar o fluxo de caixa é importante, para ter uma previsão do que vai entrar e o que vai sair. Com isso, você vai acabar conhecendo mais a empresa e identificando algum problema mais rapidamente.
2 – Analise sua situação
O fato de ter que matar um leão por dia torna o gestor muito desligado em relação a qual caminho a empresa está tomando. Por isso, é sempre interessante ter um tempo para enxergar o que está sendo feito, se o resultado obtido está sendo o esperado e se os produtos e serviços estão com boa qualidade.
Caso o momento for de crise e alerta vermelho, é preciso ter calma também. Muitas pessoas saem desesperadas atrás de créditos e empréstimos bancários, mas às vezes essa pode não ser a melhor opção por causa dos juros altíssimos que existem hoje. Não adianta emprestar um dinheiro que você não poderá pagar depois. Procurar alguém especializado para ver sua situação financeira pode ser melhor, pois ela vai mostrar um olhar de fora da empresa, podendo ser a melhor solução no momento.
3 – Investir na crise
Muitas pessoas acham que só reduzir custos da empresa vai resolver todos os problemas e não é bem assim. Em algumas oportunidades, investir pode ser melhor do que cortar gastos, só que surge uma questão primordial – investir no que?
Se as vendas diminuíram, pode ser a hora de pensar em outro mercado. Analise o público alvo e ver se não vale a pena mudá-lo. Ou até mesmo repensar o produto é uma boa saída. Um exemplo bom é o de comerciantes. As lojas físicas estão perdendo força, então abrir uma loja virtual e se adequar a essa nova realidade pode ser uma ótima solução, pois ela terá a capacidade de atingir mais pessoas no mundo digital.
4 – Seja um bom gestor
Um bom administrador vai além de ter o conhecimento de números e operações matemáticas. É preciso que essa pessoa também possua confiança nos seus funcionários e que seja parceiro delas. Se o chefe apresentar um momento ruim provavelmente irá contaminar a todos. É necessário que ele cative seus colaboradores em prol do sucesso da empresa. Então, esse perfil também requer que seja uma pessoa competente em liderar uma equipe e que possa contar com os outros, seja no momento bom ou no momento ruim.
Robson Profeta, CPA-10
Palestrante, Personal & Professional Coach
Conheça a Teoria da Riqueza
acesse www.robsonprofeta.com.br
+55 11  98107-1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário