Indústria plástica recebe apoio do Tecpar para melhorar processo produtivo



Com dificuldades para manter a padronização de cores em suas fibras sintéticas, uma empresa de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, teve o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para obter melhorias em seu processo produtivo. A indústria plástica espera ainda que as ações sugeridas pelos especialistas do instituto tragam redução no custo da sua produção.
A Multfibra, fundada em 2011 para confeccionar fibras sintéticas para o ramo moveleiro, produz itens com material plástico que devem seguir o mesmo padrão de cores. Como estava com dificuldades em manter a padronização, a diretora-geral da empresa, Franciele dos Santos Noronha, buscou o Sebrae-PR para ajudá-la.
Foi assim que ela chegou até o Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar. Os especialistas do centro visitaram a empresa e realizaram testes de laboratórios que apontaram que era possível substituir componentes durante a produção. “Nossos ensaios mostraram que com a troca de matéria-prima, o produto final manteve as mesmas características mecânicas, mas com a padronização de cor esperada pelos clientes. Isso ainda com um custo de produção menor”, explica Marco Antonio Netzel, gerente do centro.
O relatório com os resultados da solução tecnológica adquirida pela Multfibra, com recursos do Sebrae-PR, já está nas mãos de Franciele, que espera agora pelos resultados apontados. “O relatório apontou algumas possibilidades de melhorias, que vamos adotar para aprimorar o produto e reduzir os custos”, salienta Franciele.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, ressalta que o instituto tem uma equipe de especialistas voltada a buscar, com ferramentas tecnológicas e ensaios laboratoriais, as melhores soluções aos empresários. “O trabalho de campo, ou seja a visita técnica, é complementado com os ensaios de laboratórios e a soma dessas competências cria soluções tecnológicas para agregar valor às empresas do estado”, destaca.
Soluções Tecnológicas
Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar. Com infraestrutura de laboratórios e um time de especialistas, o setor de Desenvolvimento Tecnológico atende empresários que querem inovar em Saúde e Meio Ambiente, Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.
Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o siteportal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade