UNIDADE CLASSISTA PROMOVE O LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DE LUIZ CARLOS PRESTES EM SANTOS
Felipe de Oliveira Queiroz



Em 14 de janeiro houve, em Santos-SP, pela primeira vez em todo o estado, o lançamento do livro “Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro” com a presença de sua autora, a professora emérita do Departamento de História da UFRJ Anita Leocádia Prestes, filha dos comunistas históricos Olga Benário e o próprio Luiz Carlos Prestes.
A realização do evento, organizada pela corrente sindical Unidade Classista e pelos militantes do Partido Comunista Brasileiro, teve o inestimável apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (SINDSERV) e do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista (STISMMMEC), ambos importantes instrumentos de luta e resistência da classe trabalhadora.
Apesar dos contratempos – entre eles um preocupante vazamento de gás no Porto de Santos, que liberou uma fumaça tóxica um pouco antes do início do evento e da forte chuva – a presença das pessoas superou todas as expectativas.


A preleção de Anita cativou a todos por sua precisão e contundência, munindo a todos de elementos calcados na ciência histórica tão necessários para uma rica formação de cultura política. A tônica do discurso foi a de que toda a afirmação durante a palestra estava presente no livro acompanhada de fontes documentais, exalando compromisso genuíno com a verdade, confrontando campanhas de calúnias e boicotes que Prestes e os comunistas em geral sofreram e sofrem deliberadamente para que a luta de classes e as manifestações da questão social sejam abafadas.


A palestrante não deixou de sublinhar o papel de destaque que a cidade de Santos possuiu no movimento de trabalhadores, tendo sido conhecida por apelidos como “Cidade Vermelha” e “Moscou Brasileira” devido ao trabalho dos comunistas do PCB no município, cuja combatividade foi exemplar para todo o Brasil.
Após o fim da sessão de perguntas do público, antes do início dos autógrafos, o público gritou uníssono: CAMARADA LUIZ CARLOS PRESTES, PRESENTE!


UNIDADE CLASSISTA DA BAIXADA SANTISTA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade