Deputado Glauber Braga passa a integrar a bancada do Psol

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Dep. Glauber Braga (RJ) anuncia sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Galuber Braga ressaltou que a decisão de se filiar ao Psol foi motivada por afinidade ideológica
O Psol volta a ter prerrogativas de bancada partidária na Câmara. O deputado Glauber Braga, eleito pelo PSB do Rio de Janeiro, decidiu se filiar ao partido, que, desde esta quarta-feira (23), conta novamente com cinco representantes na Casa.
O líder da legenda, deputado Chico Alencar (RJ), ressalta que, com esse número, o Psol deixa de ter uma representação e volta a ter uma bancada, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara. Com isso, o Psol recupera prerrogativas perdidas desde a expulsão do deputado Cabo Daciolo (RJ) em maio deste ano, como falar com tempo de liderança em todas as sessões e não apenas uma vez por semana em Plenário.
"Nós vamos poder falar com tempo de liderança em toda sessão. Atualmente, nós só temos uma vez por semana para usar da palavra. Isso para um partido que tem o que dizer é muito importante. Em segundo lugar, e igualmente relevante: nós vamos poder voltar a fazer destaque para votação em Plenário, condição que tínhamos perdido."
Glauber Braga explicou a decisão de sair do PSB e de se filiar ao Psol: "A minha entrada no Psol vem por afinidade programática, por afinidade com as teses que o Psol já vem defendendo ao longo dos anos e com o acúmulo que o Psol tem na sociedade a partir de sua prática política."
Os cinco deputados do Psol são Chico Alencar, Jean Wyllys e Glauber Braga, do Rio de Janeiro; Ivan Valente, de São Paulo, e Edmilson Rodrigues, do Pará.
Perfil
O deputado Glauber Braga está em seu terceiro mandato (o primeiro, como suplente, ocorreu entre 2009 e 2010), para o qual foi eleito com 82,2 mil votos. O resultado foi um reconhecimento à atuação do parlamentar em três áreas: a constante prestação de contas em praça pública nas cidades do Rio de Janeiro, a educação e a promoção de medidas preventivas contra desastres climáticos.
Ele foi autor do relatório que gerou a primeira Lei Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres Naturais (Estatuto de Proteção Civil/2012). Quando presidiu a Comissão de Educação da Câmara, contribuiu para acelerar a tramitação do Plano Nacional da Educação (PNE), que tramitava na Casa havia mais de três anos.
Glauber Braga é bacharel em Direito e nasceu em 1982, na cidade de Nova Friburgo (RJ).
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – João Pitella Junior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços