Udesc Joinville recebe intercambistas italianos


Três alunos italianos iniciaram aulas na Udesc Joinville neste segundo semestre letivo. Gianluca Russo e Valerio Scalcerle, ambos de 19 anos, e Roberto Cersosimo, de 20 anos, da Universidade Politecnico di Milano em Milão, na Itália, vão estudar durante um ano na universidade joinvilense.
Gianluca e Roberto cursavam Engenharia de Energia, enquanto Valerio fazia Engenharia Aeroespacial. Todos estão no quinto semestre e terão aulas nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Sistemas.
Valerio diz que já veio para o Brasil quando criança e se encantou. “Meu pai viveu em Belo Horizonte por três anos e me incentivou muito a vir para o Brasil. Quando tive que escolher uma universidade, optei pela Udesc pois era a única universidade de Santa Catarina que aceitava alunos de Engenharia Aeroespacial’’, conta o estudante.
Segundo Gianluca, devido a nosso sistema de ensino, os alunos têm maior contato com os professores. “Na Itália isso não acontece, temos cerca de 250 alunos em cada sala de aula, o que dificulta bastante quando precisamos tirar alguma dúvida com o professor”, explica.
Roberto se surpreendeu com a variedade dos horários das aulas. “Nunca tinha ouvido falar em aulas no período da noite. Nas universidades de Milão não há essa flexibilidade. As diferenças da vida acadêmica italiana para a brasileira são muitas, então vou precisar de algum tempo para me acostumar, mas estou muito animado com todas essas novas experiências”, diz o universitário.
Outros dois alunos italianos, vindos da Universidade Politecnico di Milano, também realizarão intercâmbio na Udesc Joinville a partir deste semestre. Eles devem chegar à universidade na semana que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade