Começam nesta quinta novas oficinas nas telessalas do trabalhador




Novas oficinas de melhorias das competências para o trabalho começam nesta quinta-feira (01), nas Telessalas do Trabalhador. As aulas são gratuitas, transmitidas ao vivo, via satélite, com acompanhamento de um tutor local, sempre às quintas-feiras, das 14 às 18 horas. O trabalhador interessado ainda pode se inscrever na Agência do Trabalhador de seu município.

O primeiro módulo terá as disciplinas de Informática Básica e Direitos e Deveres do Trabalhador. O programa é executado em parceria com o Instituto Federal (IFPR) e prefeituras. Cada módulo tem duração aproximada de um mês. Até o fim do ano serão mais três módulos e seis disciplinas.

A aula inaugural será do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli. Ele afirma que o programa é um exemplo de parceria bem sucedida e deverá ser ampliado, gradativamente, para todas as 220 agências do trabalhador no Paraná. Atualmente 123 telessalas estão instaladas no Estado.

“Na primeira etapa do programa, oferecemos cursos para mais de 4 mil trabalhadores. Nesta nova etapa, pretendemos qualificar mais 5 mil pessoas. O programa prepara os trabalhadores para o ingresso, a permanência e a progressão no trabalho”, afirmou Romanelli.

Ângela Carstens, coordenadora estadual do programa Telessalas, explicou que cerca de 120 agentes regionais do Programa de Orientação Profissional (POP) foram treinados para atuarem como tutores. “No início de julho, capacitamos os servidores que atuarão na ponta e orientarão os alunos. Até o momento mais de 700 pessoas já fizeram a inscrição para o primeiro módulo, mas ainda há tempo de se inscrever”.

O programa prepara o trabalhador para entrevistas e processos seletivos. Marketing pessoal e profissional, relações interpessoais, Inglês, empreendedorismo, Português e Matemática são algumas das oficinas oferecidas aos trabalhadores. São entregues apostila de cada disciplina e, ao fim de cada módulo, certificação.

Trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos, chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária fazem parte do público alvo das Telessalas do Trabalhador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços