IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil: Etapa Brasil

Caso de estudo: trabalho infantil em lixeiros
 
TI
Introdução:
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as piores formas de trabalho infantil são atividades que por sua natureza ou condições nas que se realiza, danificam a saúde do menino, colocando em perigo sua segurança ou moralidade. Estas atividades incluem práticas de escravatura, venda e tráfico de meninos, servidão por dívidas, recrutamento forçado para participar em conflitos armados; trabalhos insalubres; e oferta de meninos para prostituição, pornografia e atuações imorais.

Caso de estudo
Vamos expor-lhes a situação dos meninos, meninas e adolescentes trabalhadores de um desaguadouro em Venezuela através do caso do Desaguadouro de Cambalache.
O desaguadouro de Cambalache tem quase 30 anos afetando a vida de seus povoadores. Ali fazem vida, à margem sul do rio Orinoco do estado Bolívar (Venezuela), para perto de 8.000 pessoas que pertencem a dois mundos diferentes: o criollo e o indígena warao.
Os povoadores indígenas provem do estado Delta Amacuro, a seis dias de viagem em curiara sem motor. Esta comunidade transladou-se de forma permanente ao desaguadouro para aproveitar as "oportunidades" que oferece o reciclagem. A segunda população, conformada por famílias criollas, sobrevive no perímetro do desaguadouro e, ao igual que a indígena, não é originaria do lugar, senão que tem chegado desde povoados longínquos e estados vizinhos.

Em paralelo com a leitura, observa as fotografias do desaguadouro de Cambalache e da atividade recoletora que ali se desenvolve.
Conclusões:
O desaguadouro e seu contexto de violência perfilam-se como um espaço pouco regulado, seja pelos próprios servidores públicos, seja pela polícia municipal. Neste contexto os menores de idade encontram-se expostos a perigos que fazem contra a moral e a saúde: o abuso sexual, o tráfico de drogas e a violência perene da interação social do lugar. Há que destacar que os meninos desde muito temporã idade começam a constituir imaginários que refletem esta violência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços