Estado debate criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu

Em audiência pública que reuniu cerca de 200 pessoas, a maioria dos participantes se mostrou favorável à criação da Resex

A Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram, na noite desta terça-feira (30/7), consulta pública para debater com a sociedade a proposta de criação da Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.

Areunião contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Niterói, pescadores, ambientalistas e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Com cerca de 3.950 hectares, a Resex Marinha de Itaipu abrangerá áreas marinhas de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga e o espelho d’água da Lagoa de Itaipu.

O processo de criação da Resex Itaipu partiu da demanda da população extrativista de pescadores artesanais e tradicionais da região, que vêm discutindo sua criação desde 1989. Para garantir transparência e participação no processo de criação, ao longo do tempo foram realizadas reuniões e oficinas com pescadores da região, bem como com diversas instituições públicas e organizações da sociedade civil organizada.

O passo seguinte foi a realização da consulta pública, ontem à noite, coordenada pela superintendente de Biodiversidade e Floresta da secretaria, Alba Simon, e pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços