Caminhada alerta para a Semana Mundial de Aleitamento Materno


Na próxima quinta-feira, dia 1º, começa a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), com a proposta de conscientizar e incentivar as mamães a alimentar exclusivamente com leite materno seus bebês durante os seis primeiros meses de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) salienta que, além de garantir uma vida mais saudável ao recém-nascido, a alimentação à base de leite do peito contribui para reduzir em dois terços a mortalidade infantil em todo o mundo.
Como parte das atividades programadas, no domingo, 4, das 10h às 12h, haverá uma caminhada no Parque de Coqueiros. Chamado de Mamaço, o evento contará com a participação de profissionais dos bancos de leite da Maternidade Carmela Dutra e do Hospital Regional de São José.
A caminhada pretende reunir mulheres que amamentam. O objetivo é alertar para a importância e os benefícios do aleitamento materno até os dois anos de idade e também falar sobre a necessidade do aumento da licença maternidade de quatro para seis meses.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém bancos de leite instalados em várias de suas unidades públicas. Em Florianópolis, há bancos de leite no Hospital Infantil Joana de Gusmão e na Maternidade Carmela Dutra. Em São José, no Hospital Regional de São José. Em Joinville, há um banco de leite na Maternidade Darcy Vargas. Em Lages, há um disponível no Hospital e Maternidade Teresa Ramos. E, em Mafra, a população tem à disposição a Maternidade Dona Catarina Kuss.
Na Capital, o Banco de Leite da Maternidade Carmela Dutra promoverá, nos dias 6 e 7, um curso de capacitação destinado aos funcionários recém-admitidos. Profissionais do Banco de Leite do Hospital Regional participarão, na terça-feira, 6, no auditório do Hospital Universitário (HU), de um seminário sobre aleitamento materno. Na quarta-feira, 7, será apresentado um vídeo aos acompanhantes do Alojamento Conjunto do Hospital Regional de São José.

Primeira SMAM
A primeira Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada há 20 anos pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), organização que define os temas e lança os materiais promocionais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, cada país pode adaptar a data e o tema para obter melhores resultados.
No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999 e é responsável pela adaptação do tema em território nacional. Além disso, elabora e distribui cartazes e folderes promocionais para as secretarias estaduais e municipais de saúde, hospitais Amigos da Criança, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, entidades de classe e organizações sociais que apoiam a iniciativa.
Programação do II Seminário de Aleitamento Materno 
Data – 06.08.2013
13h30min – 17h
Local: Auditório do Hospital Universitário – Universidade Federal de Santa Catarina.
Público alvo: Profissionais de saúde, professores e auxiliares de ensino das creches municipais, sociedade civil.
13h30min – 14h - Abertura Oficial do Seminário com a presença do Sr. Prefeito Municipal de Florianópolis – SC, do Sr. Secretário Municipal de Saúde, autoridades municipais e estaduais; parceiros do Capital Criança: Sociedade Catarinense de Pediatria, Secretaria de Estado da Saúde: Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional Homero de Miranda Gomes de São José, Associação Catarinense de Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, , Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade, Unimed – Grande Florianópolis.
 14h – 14h30min - Cenário Epidemiológico do Aleitamento Materno e Alimentação Saudável no país e em Florianópolis/SC. Relato das atividades do 1º ano do COMAMAS – Enfa. Msc. Márcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora da Saúde da Criança - SMS Florianópolis. Presidente do COMAMAS – Florianópolis/SC
14h30min – 15h30min - Aleitamento materno e desmame: quem são os protagonistas? Dra Elsa Regina Justo Giugliani – Pediatra, professora da Faculdade de Medicina da UFRGS, Especialista em Aleitamento Materno pelo IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners)
15h30min – 16h - Coffee-break
16h – 16h45min - A Rede Social de Apoio à Família que Amamenta – Profa. Dra. Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos – Enfermeira, Professora do Departamento de Enfermagem  e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Consultora do Ministério da Saúde na Área Técnica da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno para o Estado de Santa Catarina e capital, Especialista em Aleitamento Materno pelo IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners).


Ordenha ou expressão manual do leite
A expressão manual é o método mais útil para a retirada do leite do peito. É indicada para aliviar mamas muito cheias, manter a produção do leite quando o bebê não suga bem, estocar leite para oferecer ao bebê na ausência da mãe e, também, para doar a um banco de leite. Como proceder:
Preparo do frasco para guardar o leite
• Lave um frasco com tampa de plástico (maionese, por exemplo), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
• Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.
• Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
• Escorra sobre um pano limpo até secar.
• Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
• O ideal é deixar vários frascos preparados.
Higiene pessoal antes de iniciar a coleta
• Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
• Lave as mamas apenas com água.
• Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
Local adequado para retirar o leite
• Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo.
• Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa.
• Evite conversar durante a retirada do leite.
Como fazer para retirar o leite (ordenha)?
• Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
• Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola.
• Coloque o dedo indicador e médio abaixo da aréola.
• Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.
• Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
• Pressione e solte. A manobra não deve doer. No começo o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes, o leite começa a sair com mais facilidade.
• Despreze os primeiro jatos ou gotas.
• Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
• Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola.
• Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas.
• Alterne a mama quando o fluxo de leite diminuir e repita a massagem e o ciclo várias vezes.
• Lembre que ordenhar leite de peito adequadamente leva mais ou menos 20 a 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias.
• A retirada do leite pode ser feita ao mesmo tempo nas duas mamas.
• Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
Como conservar o leite ordenhado? 
• Após a coleta, guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer.
• Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias.
Como oferecer o leite ordenhado à criança? 
• O leite deve ser oferecido, de preferência, utilizando-se copo, xícara ou colher.
• Para alimentar o bebê com leite ordenhado congelado, este deve ser descongelado, de preferência dentro da geladeira. Uma vez descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Antes de oferecer o leite à criança, deve-se agitar suavemente para misturar bem o leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços