81% dos brasileiros dizem que os partidos políticos são corruptos


A recente pesquisa do Ibope revela que a maior parte da sociedade julga os partidos corruptos ou muito corruptos. O especialista Cristiano Xavier acredita na veracidade do fato e considera esse número um reflexo da realidade em que o país se encontra.


Crédito: Sxc.hu
“Estão todos cansados da corrupção abundante e do dinheiro público sendo usado como verba para viagens e consumos pessoais dos políticos”, afirma Cristiano Xavier, sócio do Xavier Advogados, sobre a pesquisa Ibope divulgada em julho, pela Transparência Internacional, que apurou que 81% dos brasileiros consideram os partidos políticos corruptos ou muito corruptos. “O povo quer saber como funciona a administração pública e o que os responsáveis fazem com o dinheiro que deveria ir para a saúde, educação, segurança e demais direitos da população”, revela Xavier. Os financiamentos dos partidos também geram conflito, segundo o advogado. “Como se dá a distribuição desse dinheiro que os partidos usam?", questiona. Os números do levantamento concluído em março traduzem uma insatisfação que ficou explícita três meses depois, com a série de manifestações que se alastram pelas cidades brasileiras.
Os dados mostram que na média dos países envolvidos na pesquisa, o índice é de 65%. Numa escala de 1 a 5, onde cinco é o grau máximo de corrupção, o setor público brasileiro atingiu nota 4,6. A pesquisa ainda perguntou se os entrevistados consideravam eficientes as medidas dos governos contra a corrupção: 56% dos brasileiros disseram que não; 54% da média mundial também.
Para que o Governo aumente a credibilidade com a sociedade, Xavier aposta na transparência. “A falta de transparência prejudica o desenvolvimento do Brasil em todos os quesitos. Se a própria população considera seus políticos corruptos, de que forma nos verão lá fora?”, diz. Além disso, algumas medidas precisam ser tomadas como, por exemplo, diminuir o número de órgãos criados pelo governo. “Temos o maior número de ministérios e secretarias do mundo, são 39.. Quanto maior for o número de secretarias, maior será o número de políticos corruptos e cargos de confiança usufruindo do dinheiro público”, afirma.
Xavier acrescenta que para começar a mudança, o principal ponto é a educação. “Sem educação não tem jeito. Não vamos avançar. A educação torna o povo mais consciente de seus deveres e direitos como cidadãos. Tudo melhora, desde o intelectual até o caráter”, finaliza. Outra constatação da Transparência Internacional é que, no Brasil, a proporção de pessoas dispostas a denunciar a corrupção é mais baixa que a média mundial: 68% diante de 80%. 44% dos entrevistados disseram que não denunciam por medo, enquanto outros 42% alertam que suas ações não teriam qualquer resultado.
Sobre Xavier Advogados:
Fundado há 28 anos pelo advogado tributarista Cláudio Otávio Xavier, Xavier Advogados conta com atendimento especializado nas áreas do Direito tributário, trabalhista, ambiental, societário e administrativo, responsabilidade civil, propriedade intelectual, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços