Professora Josete apresenta requerimentos à CPI solicitando a movimentação financeira das empresas


Requerimentos solicitam, para além dos balanços contábeis, a movimentação financeira das empresas do transporte coletivo de Curitiba, assim como os gastos com insumos; presidente da Volvo, Luís Carlos Pimenta, também deve ser convidado para a CPI
A vereadora Professora Josete (PT) apresentou dois requerimentos destinados à CPI do Transporte Coletivo de Curitiba. Os requerimentos devem ser votados na próxima reunião, que acontece nesta quinta-feira (1), às 9h, no Plenário da Câmara.

Um dos requerimentos solicita que as empresas que participam dos consórcios do transporte público na capital apresentem as completas movimentações financeiras, em especial os gastos com insumos de toda ordem (combustíveis e pneus, por exemplo), acompanhada da respectiva conciliação bancária. O requerimento também solicita os balanços contábeis das empresas, que é motivo de impasse entre a URBS e os consórcios.

“A URBS diz que as empresas não apresentam, as empresas dizem que a URBS não forneceu um plano de contas padrão, necessário para aquela apresentação”, explica a vereadora Professora Josete. “De qualquer forma, por ser uma previsão contratual, esses relatórios são fundamentais para entendermos melhor o nosso sistema de transporte”, opina.

Outro requerimento apresentado pela vereadora solicita a presença de Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, para prestar esclarecimentos.

“O relatório da Comissão de Análise da Tarifa aponta que a relação custo-benefício dos ônibus híbridos, da marca Volvo, onera o valor da passagem”, diz a vereadora. “O contrato para a operação dos híbridos ainda adicionou o item ‘risco operacional’, que onera ainda mais a tarifa”. Para a vereadora, é preciso esclarecer como a compra e contratação foram feitas, levando em conta o fato de que os ônibus híbridos foram adquiridos no período pré eleitoral de 2012.
 


Reunião
Além da votação de requerimentos e outros encaminhamentos, a reunião desta quinta-feira (1) recebe o diretor de transporte da Urbs, Rodrigo Binotto Grevetti, convocado para falar sobre a composição da tarifa técnica na capital. A partir de amanhã, todos os convocados são testemunhas e passam a falar sob juramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade