Presidente da OAB pede no Piauí adesão ao projeto Eleições Limpas


Brasília e Teresina (PI) - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, participou nesta segunda-feira de ato solene na Seccional da OAB do Piauí para estimular a adesão dos piauienses à Campanha Eleições Limpas, deflagrada pela OAB juntamente com o Movimento de Combate à Corrupção (MCCE) e demais entidades da sociedade civil em prol de eleições mais transparentes. Na ocasião, Marcus Vinicius elencou as atividades que mantêm a Ordem como protagonista de causas benéficas à sociedade, citando como exemplo a atuação da entidade quando da edição da Lei da Ficha Limpa.
O presidente da OAB defendeu a importância de se combater as causas que corrompem o atual sistema eleitoral, como o caixa dois de campanha, o financiamento privado e a prática da compra de votos, e conclamou a população piauiense a assinar o anteprojeto de lei de iniciativa popular das Eleições Limpas. O projeto, a ser apresentado ao Congresso Nacional, busca a vedação das doações financeiras por parte de empresas a partidos políticos e a candidatos, a criminalização de quem fizer caixa dois nas campanhas eleitorais e métodos melhores de transparência na movimentação do dinheiro utilizado nos pleitos eleitorais. Para que o projeto vire lei é preciso reunir pelo menos 1,6 milhões de assinaturas (1% do eleitorado nacional).
"É nossa responsabilidade lutar por causas coletivas que possam zelar por nossa República. Precisamos combater este sistema eleitoral e zerar estas práticas, que não condizem com a democracia. Por isso lançamos esta campanha e convidamos todos a assinarem o anteprojeto", declarou o presidente nacional da entidade máxima da advocacia.
O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, relatou no ato solene as atividades que vem sendo desenvolvidas pela Seccional em prol da Campanha e pontuou o déficit de representação que os cidadãos têm sofrido. Para Guimarães, a maioria dos eleitores não consegue se identificar com os seus representantes. “Transformamos a Seccional e subseções em pontos de coletas de assinaturas, anunciamos o projeto por todo o Estado e continuaremos engajados nesta causa de tamanha importância para nosso país" informou Willian Guimarães.
A OAB piauiense já disponibilizou listas para a coleta de assinaturas em sua sede, salas dos advogados e Subseções de todo o Estado. Além disso, os interessados também podem contribuir com o projeto por meio do site www.eleicoeslimpas.org.br. Conheça aqui a cartilha que foi lançada pela OAB Nacional sobre a Campanha Eleições Limpas. (Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-PI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços