Congresso terá exposição com obras do Museu Imperial de Petrópolis



Elina Rodrigues Pozzebom


Funcionários erguem o quadro "Juramento da Princesa Isabel"


Em 2013, quando a primeira Assembleia Constituinte brasileira completa 190 anos, os moradores da capital do país ou os que estão em viagem para a cidade terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Brasil. O Congresso Nacional recebe 54 peças originais e outras 45 reproduções do período do Império e da formação do Estado Nacional, que compõem o acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ). Essas obras integram a exposição "O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823", que já começou a ser montada no Salão Negro.
Um exemplar da Constituição de 1824, fruto desse trabalho, é um dos destaques entre as peças a serem expostas ao público a partir do dia 8 de agosto.
- Estamos falando de uma exposição que trata dos 190 anos da primeira Constituinte do Brasil, em 1823, com o acervo usado pelos constituintes, com o acervo relativo à fundação do Estado Nacional brasileiro e que estará na Casa da Constituinte Federal, no Congresso Nacional. Isso é muito importante – avaliou o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira, que está em Brasília para a montagem da exposição.
Destaques
Muitas dessas peças estão saindo pela primeira vez do Museu, como o quadro “Juramento da Princesa Isabel”, obra de 1872 do artista Victor Meirelles. O quadro reporta a herdeira do trono ao prestar juramento no Senado do Império, quando assumiu a Regência pela primeira vez, na ausência de seu pai, Dom Pedro II, como explica Maurício Ferreira. O então Senado do Império, retratado na obra, funcionava onde hoje se encontra a Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No quadro, estão retratadas peças que hoje fazem parte do acervo histórico do Senado, como duas urnas onde eram depositados os votos dos senadores e um tinteiro usado no Salão Nobre no Rio de Janeiro. O quadro foi encomendado pelo Visconde de Abaeté, então presidente do Senado, cujo busto em bronze, de autoria de Gilberto Mandarino, também integra a exposição. Vários políticos, como o Barão de Rio Branco, o Visconde de Abaeté e Duque de Caxias, entre outros, figuram no quadro.
Mais peças que deixam o museu pela primeira vez são o Retrato de Dom Pedro I, de Henrique José da Silva, de 1825, e uma parte da mesa onde se reuniam os constituintes de 1823. A mesa originalmente era composta por três partes, hoje divididas entre os museus Imperial e Histórico Nacional e o Itamaraty, no Rio de Janeiro. O público também poderá conhecer objetos como o elmo original dos Dragões da Independência, de 1822, utilizado como modelo para os atuais, além de vários objetos da época.
Exposição
As peças estão dispostas em cinco módulos que demonstram a chegada da corte portuguesa ao Brasil; o processo da Independência; o Legislativo sendo formado; a consolidação da ordem monárquica; e os símbolos do Império, retratando os primeiros anos do período de criação do Estado Nacional e a Constituinte, de forma didática e pedagógica, segundo afirma Mauricio Ferreira.
- O Brasil se tornou independente sob a ordem monárquica. Nasceu Império, e não República, e permaneceu Império até 1889. Nesse período é que essas ideias de fortalecimento do Estado e das instituições surgiram, sob a égide da monarquia. É interessante estar no Legislativo da República falando de um período monárquico, para que as pessoas possam fazer um vínculo com o que aprendem nos livros – afirmou.
Maurício Ferreira mostrou-se entusiasmado com a oportunidade que essa exposição representará para cidadãos que não têm condições de irem a Petrópolis terem acesso ao acervo histórico do país.
Ele informou ainda que o Museu Imperial está digitalizando o seu acervo, projeto que deve ser concluído em dez ou doze anos, para que as imagens possam ser acessadas pela internet.
- Já temos 150 mil imagens – disse.
A exposição sobre os 190 anos do Poder Legislativo no Brasil tem curadoria de Ricardo Oriá, Clarissa Castro e Maurício Ferreira, e é resultado do trabalho conjunto entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em parceria com o Museu Imperial, o Instituto Brasileiro de Museus e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura.
Comemorações
A exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823” se soma à programação comemorativa que se estende por todo o ano na Câmara e no Senado.
Ainda em maio, senadores e deputados comemoraram os 190 anos do Parlamento brasileiro em sessão solene e defenderam a independência dos Poderes da República e o fortalecimento do Legislativo.
Para o segundo semestre, também está previsto o “Seminário 190 anos do Parlamento Brasileiro”, que trará especialistas à Câmara para discutir o papel do Legislativo na história política brasileira dos dois últimos séculos.
Serviço:
Exposição: "O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823"
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Período: de 8 de agosto a 20 de outubro de 2013
Visitação: todos os dias da semana, inclusive feriados
Horário: das 9h às 17h
Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: pelo telefone 0800619619 ou pelo e-mail: exposições@camara.leg.br
Entrada franca
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços