Ação Ouvidor Jovem seleciona estudante para o papel de ouvidor interino

Ingrid de Sousa Barbosa, da Escola Estadual Paschoal Comanducci, vai ajudar na construção das atribuições do ouvidor jovem
Hudson Menezes/SEE
Ingrid de Sousa Barbosa ajudará a definir o plano de desenvolvimento do Projeto Ouvidor Jovem
Ingrid de Sousa Barbosa ajudará a definir o plano de desenvolvimento do Projeto Ouvidor Jovem
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), definiram nesta quarta-feira (31) o aluno que ocupará o papel de Ouvidor Interino, dentro da iniciativa ‘Ouvidor Jovem’. Após a realização de entrevistas com os cinco candidatos finalistas, a estudante Ingrid de Sousa Barbosa, da Escola Estadual Paschoal Comanducci, foi indicada como representante da classe estudantil que vai auxiliar na elaboração das diretrizes de trabalho do ouvidor jovem. A indicação da estudante está prevista na Resolução Conjunta SEE/OGE nº 03, de 28 de junho de 2013.
“Agora que fui selecionada, vou tentar desempenhar esse papel da melhor forma possível. Gosto de ajudar todo mundo, e também procuro saber como cada um pode dar a sua contribuição. Na próxima semana a Ouvidoria Geral do Estado vai ligar para marcar a primeira reunião. Estou feliz e surpresa com a minha seleção”, disse a estudante de 16 anos e que cursa o 2º ano do ensino médio.
Ingrid de Sousa participou de uma seleção que contou com 77 estudantes do ensino médio de onze escolas da região norte de Belo Horizonte. Participaram do processo seletivo alunos das escolas estaduais que realizaram a experiência piloto do projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação, em 2012.
Além da entrevista, que foi a última etapa da seleção, os candidatos que pleiteavam a vaga de ouvidor interino foram avaliados a partir de outros critérios, sendo eles: ser maior de 16 anos e estar matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio de cada uma das 11 escolas da rede estadual de ensino; ter realizado a inscrição no período de 1º a 9 de julho de 2013, na escola onde está matriculado e; ter apresentado a relação de documentos solicitadas na resolução. A frequência escolar e o bom desempenho nas disciplinas cursadas, também foram levados em consideração pela comissão coordenadora.
Agenda com os finalistas
Antes do anúncio, em reunião realizada com os cinco candidatos finalistas nesta quarta-feira, a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, destacou que esses estudantes já estão contribuindo com o trabalho da Secretaria de Estado de Educação. “Nossa conversa com vocês (finalistas) foi importante para que possamos nos orientar sobre os rumos das ações da Secretaria, como o Reinventando o Ensino Médio e o próprio funcionamento das nossas escolas”, exemplificou.
O ouvidor geral do Estado, Fábio Caldeira de Castro Silva, ressaltou como deve ser a dinâmica da ação conjunta nas escolas, uma experiência inédita no país. “O papel do ouvidor jovem não será o de atravessar o corpo diretivo das escolas, mas na construção de um trabalho em conjunto, fortalecendo a participação da comunidade”, comentou.
Próximo passo
Como Ouvidora Interina, Ingrid de Sousa Barbosa, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e a Ouvidoria – Geral do Estado, será a responsável por definir o plano de desenvolvimento do Projeto Ouvidor Jovem. Seu mandato terminará na data de indicação do ouvidor jovem, prazo que deve durar de 30 a 60 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços